A referência técnica do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Ponte Nova, Karen Ségala, foi uma das palestrantes do “II Seminário Saúde do Homem”, promovido pela Coordenação de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Nova, nesta sexta-feira (29/11), no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais. O encontro permitiu qualificar profissionais de saúde do município para o fortalecimento do trabalho voltado à saúde do homem.

Com o tema “Gênero, Masculinidade e Acesso à Saúde”, a palestrante Karen Ségala trouxe uma proposta de rompimento de alguns estereótipos construídos historicamente na sociedade. “A masculinidade excessiva e o machismo, por exemplo, têm contribuído para que o homem se afaste do cuidado com a saúde. Existe uma ideia enraizada de que ‘homem de verdade’ não adoece e não precisa ir ao médico, realizar exames e participar de ações de promoção e prevenção à saúde”, ressaltou. Ainda segundo Karen, muitas doenças poderiam ser evitadas se houvesse uma maior procura desse público pelas portas de entrada da Atenção Básica, além de uma maior busca ativa das equipes de Saúde da Família.

A palestra também trouxe algumas possibilidades de atuação para reversão da baixa adesão de homens aos serviços de saúde, como escuta qualificada, consideração de aspectos culturais, extensão de horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), respeito à orientação sexual e trabalhos de combate ao preconceito. “Também precisamos aproveitar os momentos em que os homens comparecem às unidades como acompanhantes de suas parceiras para a realização de pré-natal, intervindo com ações de atualização dos cartões de vacina, realização de testes rápidos e marcação de exames e consultas médicas e de saúde bucal”, exemplificou.

Créditos: Tarsis Murad

Durante a apresentação, a referência técnica reforçou a importância do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf), uma vez que a atuação multiprofissional é fundamental para o matriciamento das equipes e para o planejamento de ações voltado para a educação em saúde e prevenção de agravos que acometem essa população. Karen também propôs uma discussão de gênero baseada nas relações sociais igualitárias entre homens e mulheres. “As UBS devem ser espaços de acolhimento humanizado para todos, não reproduzindo o preconceito ainda existente na sociedade e contribuindo para a sua eliminação”, enfatizou.

O evento também contou com as palestras “Câncer de Próstata”, proferida pelo médico urologista do Hospital Nossa Senhora das Dores, Bransildes Terra, e “Pré-natal do parceiro”, ministrada pelo enfermeiro Arilson Felizberto e pelo farmacêutico Antônio Márcio Gomes, ambas referências técnicas municipais em Saúde do Homem.

Por Tarsis Murad