A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nesta segunda-feira (25/11), o 1º Workshop Estadual Saúde em Rede, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O evento marca a implantação do projeto Saúde em Rede em Minas, tendo como objetivo apresentar as bases do projeto aos servidores da SES, realizando um alinhamento estratégico entre os participantes e grupos de discussão para o aprimoramento do desenho das políticas estaduais de saúde.

Crédito: Marcus Ferreira

O Saúde em Rede é um processo de educação permanente que tem como objetivo desenvolver diferentes competências nas equipes de saúde que atuam junto aos usuários do SUS. Por meio do projeto será possível o planejamento e a organização da atenção à saúde dos municípios de acordo com as necessidades dos pacientes de cada território, além da realização de um conjunto de ações educacionais voltadas para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias aos trabalhadores para a organização e qualificação dos processos assistenciais e de atendimento.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, destacou o Saúde em Rede como um programa prioritário para a secretaria e para o governo, justamente por sua capacidade de organizar a rede de atendimento por meio da disseminação de conhecimento e da educação permanente. “É um programa muito inteligente justamente por trazer um esforço concentrado para melhoria dos processos de trabalho. Como se trata de um processo de disseminação de conhecimento é fundamental que aqui na SES todas as subsecretarias entendam o que é o programa e como ele pode trazer benefícios para a população”, disse.

Para o secretário de Estado Adjunto da SES-MG, Marcelo Cabral, o projeto pode ser considerado um divisor de águas em relação aos seus objetivos. “É de fácil percepção a relevância do projeto. Por isso vão acontecer outros eventos como esse, sendo um momento oportuno para debate, troca de ideias e para implementar o que precisamos fazer em relação aos resultados do programa”, afirma.

Além dessa primeira etapa em novembro, os encontros para os workshops estaduais acontecerão em outras cinco etapas, previstas para os próximos meses de dezembro deste ano, além de fevereiro, abril, junho e agosto de 2020.

Crédito: Marcus Ferreira

De acordo com o subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Marcílio Dias Magalhães, o workshop traz a oportunidade para todos os servidores compreenderem os fundamentos do projeto, além de trazerem suas contribuições. “É importante que todos entendam o que significa o projeto, para que cada um dentro da sua área colabore e agregue valor. Essa é a proposta do workshop, o primeiro de vários outros eventos”, disse.

Projeto piloto

A etapa piloto está sendo desenvolvida nos 29 municípios da macrorregião Jequitinhonha, com a participação de mais de 3.200 trabalhadores. A organização dos processos de trabalho está sendo realizada nas linhas de cuidado materno-infantil e hipertensão e diabetes, com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e do Hospital Israelita Albert Einstein. A proposta é que todos os municípios do estado sejam contemplados pelo projeto já nos próximos anos.

Para monitoramento da evolução dos municípios participantes, o Saúde em Rede conta com uma plataforma de monitoramento. Um painel de bordo permite aos gestores identificar quais processos foram implantados e também o nível de maturidade da gestão de processos em cada uma das unidades laboratório, de Atenção Primária e Especializada.

» Clique aqui e saiba mais sobre o Saúde em Rede.