A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou, nos dias 19 e 21/11, reunião de vigilância e treinamento de Infecção Latente de Tuberculose (ILBT). O objetivo é promover a implantação da notificação online da ILBT, além de conhecer operfil clínico sociodemográfico das pessoas tratadas, descrever, monitorar e avaliar os indicadores operacionais e epidemioógicos dos pacientes, subsidiar o planejamento e ampliação das ações de detecção e tratamento para reduzir o número de casos de doenças ativas e consequentemente interromper sua cadeia de transmissão.

IMG 0431 1

O evento faz parte do Programa Estadual de Controle de Tuberculose de Minas Gerais. Entre os assuntos abordados, estão diagnósticos, tratamento e notificação dos casos de ILTB.

Segundo a referência técnica do Programa de Tuberculose, Laís Fraga Alves de Oliveira, a realização da reunião “ajudará no diagnóstico e tratamento correto de ILTB, auxiliando na quebra do ciclo da doença, bem como fornecer dados de perfil epidemiológico”. O evento contou com a participação das Referências Técnicas do Programa de Tuberculose dos municípios.

Por Otávio Fernandes