A Regional de Saúde de Governador Valadares promoveu hoje (21/11), no auditório da Prefeitura do município, uma capacitação sobre a integração de dados de imunização do E-SUS Atenção Básica com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SNI-PNI). O treinamento contou com a participação de referências técnicas de Imunização e do E-SUS de 51 municípios da Região Leste.

Crédito: Frederico Bussinger

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Governador Valadares, Lidianny Aparecida Godinho Pêgo, o objetivo foi informar e alinhar as equipes dos municípios quanto à mudança no lançamento de dados de vacinação na Atenção Primária. “O que antes era feito no SI-PNI, agora vai para E-SUS, obedecendo determinação do Ministério da Saúde. Esse procedimento é obrigatório e deverá ser feito já a partir do dia 23 de novembro”, salientou Lidianny.

O Ministério da Saúde esclareceu que essa nova estratégia foi estabelecida com o intuito de reduzir o retrabalho por parte dos profissionais de saúde, no que refere ao registro de dados semelhantes, concomitantemente em diversos sistemas. Assim será possível definir um modelo integrado de registro das informações, possibilitando uma única entrada de dados para os serviços da Atenção Básica.

A capacitação foi conduzida pela referência técnica do E-SUS da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Reinaldo Romeu de Souza Júnior, que orientou sobre a integração da base de dados dos dois sistemas. “Demonstrei a forma correta da colocação dos dados dentro do E-SUS, para que os municípios possam acompanhar o histórico vacinal de cada pessoa sem prejuízo para o sistema”, salientou.

Já o gerente de Atenção Primária do município de Nova Belém, Adonias Martins da Silva, ressaltou um dos pontos positivos da mudança. “Com essa integração, os técnicos não terão de consultar unidade por unidade para verificação da situação vacinal, ficando tudo organizado e sendo verificado em seu próprio município”, finalizou.

Por Frederico Bussinger