A Regional de Saúde de Leopoldina realizou nessa terça-feira (19/11), a oficina sobre o Câncer de Boca e saúde bucal. O evento, que contou com a presença de 90 profissionais de saúde bucal de 14 municípios, foi realizado no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, em Leopoldina.

Foto: Oberdan Moreira Rocha

Durante a oficina foram abordados temas como o projeto de promoção e prevenção em saúde bucal e o perfil epidemiológico dos municípios que fazem parte da Regional. As informações foram apresentadas pelo cirurgião-dentista de Cataguases, Rogério Cruz, cirurgião-dentista e, também, pelo gerente Administrativo da Fundação Cristiano Varella, José Alexandre do Nascimento Alves.

Segundo a coordenadora do NAPRIS de Leopoldina, Maria do Carmo Costa Ferreira, a atenção à saúde bucal não é uma parte isolada da equipe de atenção primária. “Precisamos reconhecer e trabalhar fatores de risco, como também identificar precocemente lesões pré-cancerígenas e realizar busca ativa no território de abrangência das equipes”, apontou.

A intensificação das ações de promoção e prevenção do câncer de boca e seu diagnóstico precoce são fatores primordiais para a cura, uma vez que 61% dos casos chegam à atenção terciária em estado avançado, desencadeando um percentual significativo de óbitos.

Por Aline Rezende