A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou, nos dias 18 e 19 de novembro, a Reunião de Saúde do Trabalhador. O objetivo do encontro diz respeito à qualificação das notificações dos acidentes e agravos relacionados ao trabalho. Na ocasião, foram apresentadas as novas normas técnicas do Ministério da Saúde sobre as notificações desses acidentes. De modo a facilitar o aprendizado, os municípios foram divididos em grupos, de acordo com área de abrangência dos Centros de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST).

IMG 0406

“O CEREST como órgão de abrangência regional tem entre seus objetivos o suporte técnico aos municípios de sua área e principalmente a difusão de experiências e informações. Reuniões com esse caráter de capacitação, além de serem um importante meio de atualização sobre legislação e notificação, pode-se ainda alterar o modo de ver as questões relacionadas à saúde dos trabalhadores. Sendo ainda as notificações de agravos e acidentes de trabalho um meio para gerar estatísticas e, posteriormente, nortear as ações preventivas em saúde do trabalhador”, destaca o supervisor do Cerest de Andradas, Luiz Gustavo Gonçalves Xavier.

De acordo com a coordenadora da área temática de Vigilância e Proteção à Saúde, Izaura Mariana Sobreiro, ”esta reunião é extremamente relevante para identificação dos acidentes e agravos da Saúde do Trabalhador, por meio da qualificação das notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), tornando possível ações preventivas para controlar os riscos potenciais ao trabalhador da região”, conclui.

O evento foi organizado pela coordenadora da área temática de Vigilância e Proteção à Saúde e referência técnica de Saúde do Trabalhador, Izaura Mariana Sobreiro, e pelo Centro de Referência do Trabalhador (Cerest) de Andradas e Poços de Caldas e contou com a participação das referências técnicas municipais da Saúde do Trabalhador e da Atenção Primária à Saúde.

Por Otávio Coutinho