A Regional de Saúde de Unaí em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de Unaí realizou nesta segunda-feira (18/11) na Cooperativa Agropecuária de Unaí Limitada (Capul), localizada no centro da cidade, ações de prevenção ao câncer de Próstata e promoção da Saúde do Homem. A mobilização teve como tema “ A informação pode Salvar Vidas”. O evento disponibilizou para as pessoas que transitavam pela cooperativa aferição de pressão arterial, testes rápidos de hepatite e glicemia, e informações sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata.

Selecionada 1

Para a coordenadora do Núcleo Vigilância Sanitária da Regional de Unaí, Larissa de Castro Rafael, toda campanha de conscientização é importante na promoção da saúde pública. “Durante o mês de novembro, os homens com mais de 45 anos de idade são alertados sobre a importância do cuidado com a saúde e do diagnóstico precoce dos casos de câncer de próstata. A campanha serve para conscientizá-los dos riscos da doença e informá-los que prevenção ainda é o melhor remédio. É fundamental que eles estejam atentos à sua saúde e aos sinais dados pelo seu organismo, e quando observarem qualquer alteração ou sintomas não hesitarem em procurar um médico para esclarecer suas dúvidas”, afirmou a coordenadora.

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Unaí, Daniany Oliveira, pontuou os benefícios da abordagem direta à população por meio de eventos coordenados. Segundo ela, ações especificas de mobilização em lugares que não fazem parte da rotina, como na cooperativa, é importante para a ampliar o atendimento à população. Muitos homens que foram atendidos fizeram os testes pela primeira vez, porque moram longe de uma unidade de saúde e suas atividades cotidianas tomam todo seu tempo.

“Eles não têm o costume de buscar atendimento médico de modo preventivo. Isto dificulta a abordagem preventiva na promoção da saúde e assim aumenta a importância dessas ações coordenadas, avaliou a enfermeira. Acredito que esse momento é a oportunidade ideal para estimular os homens a fazer o exame de prevenção ao câncer de próstata. Hoje, abordamos eles com testes rápidos de hepatite e glicemia, aferição de pressão, e na triagem perguntamos se fizeram os exames de próstata, e ainda mostramos a importância tais exames na prevenção”, disse.

O produtor rural, Antônio Lourenço Pereira de Moura, considerou válida a abordagem de promoção à saúde do homem. “ Tenho mais de 60 anos, e quando aparece uma oportunidade como essa de avaliar minha saúde, não perco. Para mim, é importante cuidar da saúde, pois muitas vezes a gente não percebe algo de errado com ela. Estou sempre atento a minha saúde e fiz todos os testes disponibilizados pelo evento, e graças à Deus está tudo certo”, completou o produtor.

Por Antônio Maria Ferreira