Aconteceu nesta terça-feira (12/6), na Regional de Saúde de Ituiutaba, a capacitação para implantação da vigilância da Infecção Latente por Tuberculose (ILTB), objetivando melhoria da vigilância da doença. O evento foi realizado em parceria com as secretarias Municipais de Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba e Santa Vitória.

IMG 20191112 090813860

A condução ficou por conta da coordenadora de Epidemiologia da Regional de Saúde de Ituiutaba, Valdimary de Souza Santos, que primeiro informou sobre o aspecto epidemiológico da ILTB e, em seguida, apresentou o sistema de informação simulando a entrada de dados, seu acompanhamento, encerramento após o término do tratamento e demais ferramentas operacionais.

“A partir da capacitação, os municípios terão acesso a um sistema de informação on line, em que eles poderão fazer a entrada dos casos que necessitam do tratamento para infecção latente, segundo o Protocolo de Vigilância da Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis no Brasil. Assim, será possível subsidiar o planejamento e a ampliação das ações de detecção e tratamento da ILTB, reduzindo o número de casos da doença ativa e, consequentemente, interrompendo a cadeia de transmissão”, explicou Valdimary. A coordenadora frisou ainda que o sistema permite conhecer o perfil clínico e epidemiológico das pessoas tratadas para ILTB.

Por Elizeth Adad