Com o objetivo de ampliar e melhorar o acesso da população masculina ao serviço de saúde, a Regional de Saúde de Pirapora promoveu nessa segunda-feira (11/11), na sala de reuniões, um momento de discussão sobre a saúde do homem e consequentemente mostrar que, em muitos casos, a busca pelo serviço de saúde por essa parcela da população acontece tardiamente. O encontro contou com a participação do médico do PSF Cidade Jardim, de Pirapora, Luciano Mendes Crispin, servidores e colaboradores da regional.

Créditos: Irene dos Anjos

Para a referência técnica em Saúde do Homem, do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), Irene José dos Anjos, o momento foi oportuno, uma vez que “novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais à saúde do homem, sendo importante levar a população masculina a refletir sobre todos os pontos que devem ser observadas, que inclui desde a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, como também a importância de cuidados de outras patologias comuns, como as infecções sexualmente transmissíveis, violências, saúde mental, entre outros”, disse.

Em um bate papo muito descontraído, o médico Luciano Mendes Crispin, dividiu a palestra em dois momentos. No primeiro, ele mostrou que muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem mais os serviços de saúde. Relatou que o sexo masculino apresenta maior risco para doenças cardiovasculares, respiratórias, digestivas, cânceres, colesterol elevado, entre outras. Salientou que os fatores de risco associado a estas doenças são: alimentação pouco saudável, sedentarismo, álcool e tabaco.

Na segunda parte, o palestrante falou sobre o câncer de próstata, que é o segundo câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro, o câncer de pele, que representa cerca de 10% do total de cânceres. Segundo o Médico, “quanto antes o câncer for identificado, maiores são as chances de cura, por isso a necessidade do diagnóstico precoce”, finalizou.

Por Regional de Saúde de Pirapora