“Experiências que salvam vidas”. Esse foi o tema do 2º Congresso Norte Mineiro de Urgência e Emergência, realizado sexta-feira e sábado, 8 e 9/11, em Montes Claros. Sob a coordenação do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun), o Congresso contou com a participação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), representada pela superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques. Na ocasião, ela destacou a importância do evento, que possibilita aos profissionais da região ampliada de saúde do Norte de Minas a troca de experiências e acesso a novos conhecimentos.

FOTO 3.jpg ok

Na abertura do Congresso, o comandante do Corpo de Bombeiros em Montes Claros, coronel Augusto Alves Ferreira, frisou que a parceria que a corporação tem com o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) do Norte de Minas tem proporcionado agilizar o atendimento das demandas da população, principalmente após a implantação, há um ano, do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV). “Diariamente, o SAAV realiza média de um atendimento, seja de pessoas vítimas de acidentes, transferência de pacientes entre hospitais ou transporte de órgãos para transplantes”, afirmou o comandante.

Em um ano de funcionamento, o SAAV realizou 254 atendimentos. "Esse marco coloca a região entre as que mais têm demandado o atendimento do Suporte Aéreo Avançado de Vida, sobretudo devido à sua extensão territorial”, frisou o coronel Augusto Ferreira .

A programação do Congresso contou com a realização de talk show e rodas de conversa com profissionais do Samu que atuam na instituição desde a sua fundação. Também foram ministradas palestras com profissionais de referência nacional, com enfoque na troca de conhecimentos sobre serviço de atendimento pré-hospitalar.

Por Pedro Ricardo