Ministrado ao longo desta semana (4 a 8/11), o Curso Básico para Inspeção Sanitária em Boas Práticas de Dispensação e Manipulação em Drogarias e Farmácias aconteceu na Universidade de Uberaba, contando com participação de profissionais das Regionais de Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Passos. As aulas foram realizadas pelos técnicos da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Alessandro de Souza Melo e Ailton Robson Coelho, e também pelos técnicos da Regional de Uberaba, Franciene Gomes de Oliveira e Francisco de Assis Costa.

Curso Inspeção Drogarias e Farmácias - VISA 4 a 8-11-19

Segundo Francisco, “o evento reuniu um público heterogêneo de profissionais novos e experientes, e esta sendo de grande importância para a qualificação dos mesmos, trazendo os principais pontos das normas sanitárias a serem verificados nas práticas de inspeção”. Os momentos foram divididos entre teóricos e práticos, com simulação de inspeções, e abordaram noções de boas práticas aplicáveis a estabelecimentos da área de medicamentos, cadastro, aplicação de procedimentos padronizados na inspeção, Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), homeopatia, entre outros.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Uberaba, Gisele Remy, o curso tem extrema importância para promover maior alinhamento e padronização das ações realizadas pelas VISAs municipais. Segundo ela, “estabelecimentos que desenvolvem atividades relacionadas à dispensação e manipulação de medicamentos, especialmente drogarias, são numerosos em todos os municípios, além disso, também é uma oportunidade para reconhecimento das dificuldades encontradas na prática de fiscalizações e troca de experiências”.

Jenifer Teixeira Nogueira, coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária do município de João Pinheiro, da Regional de Patos de Minas, acredita que “o curso contribuiu sanando dúvidas, especialmente em relação às novas Resoluções, e também permitiu uma boa reciclagem de conhecimentos, já que os palestrantes deram muita abertura para expormos nossas experiências”.

Por Sara Fernandes