Na última quarta-feira (6/11), a Regional de Saúde de Uberaba fez parceria em evento de Vacinação do Paciente Imunocomprometido, realizado por um laboratório de vacinas privado. O encontrou, contou, ainda, com as parcerias da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e Hospital Universitário Mário Palmério. O evento ocorreu no Auditório Esmeralda, da UFTM, e contou com presença de profissionais de médicos e enfermeiros dos hospitais e também de imunização dos municípios da região e dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) das cidades polo de microrregião Uberaba, Frutal e Araxá, além de acadêmicos da área de saúde.

Vacinação Imunocomprometidos - Pfizer 06-11-19

O Superintendente Regional de Uberaba, Maurício Ferreira, avalia a contribuição do laboratório de forma muito importante. Segundo ele, “a palestrante trazida nesta manhã demonstrou a importância da vacinação em todas as faixas etárias, conforme adoção definida pelo Ministério da Saúde, e combateu qualquer corrente contrária a este cuidado preventivo” afirma.

Já Marina Scalon, referência em imunização da Regional de Saúde de Uberaba, explica que um dos objetivos principais do evento é falar sobre a vacina Pneumo 13 Valente, recentemente incluída no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). Segundo ela “a inclusão dessa vacina configura grande avanço para a saúde pública, uma vez que proteger os indivíduos pertencentes aos grupos prioritários atendidos no CRIE contra doenças invasivas causadas por Streptococus pneumoniae é de grande importância”. A vacina é destinada a pacientes a partir de 5 anos de idade, com HIV/AIDS, transplantados de medula óssea e órgãos sólidos e pacientes oncológicos.

A médica, Ana Paula Burian, também falou sobre a importância do CRIE e recomendou mais investimento neste trabalho, com a criação de um espaço físico para o mesmo, com atuação presencial de médicos, além da enfermeira que já atua na regional de saúde, Thaís Correa, visando ampliar o suporte à região Triângulo Sul. “A demanda existe e competência profissional também, então deixo essa provocação” conclui a palestrante. A chefe do setor de vigilância em saúde e segurança do paciente do HC-UFTM, Fernanda Carolina Camargo, assegura que “para os profissionais do hospital, este tipo de investimento é muito importante, já que a competência imunológica do paciente internado é de nossa responsabilidade e precisamos ampliar, cada vez mais, a segurança dos mesmos”, finaliza a profissional.

CRIE

Os Centros de referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) têm como finalidade facilitar o acesso à população, em especial dos portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e de outras condições especiais de morbidade, ou exposição a situações de risco aos imunobiológicos especiais, para a prevenção das doenças que são objeto do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Por Sara Fernandes