Gestores e coordenadores da Atenção Primária dos 33 municípios se reuniram, na última segunda-feira (4/11), para a reunião gerencial de apresentação do “Organiza APS”, ação que teve como objetivo apresentar e discutir os indicadores de saúde que serão acompanhados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS), em parceria com a Regional de Saúde de Diamantina.

Crédito: Karlyone Martins

De acordo com o artigo 9º da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), entre as ações de responsabilidades do estado estão o monitoramento das ações de Atenção Básica e a prestação de apoio institucional aos municípios no processo de implantação, acompanhamento e qualificação da Atenção Básica e de ampliação e consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Na ocasião, foram apresentados sete indicadores, são eles: proporção de óbitos por causas evitáveis em menores de 05 anos de idade; prevalência de desnutrição de crianças menores de dois anos acompanhadas no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN); taxa de mortalidade prematura (de 30 a 69 anos) por doenças crônicas não transmissíveis; proporção de internações por condições sensíveis à Atenção Básica (ICSAB); percentual de homogeneidade vacinal; razão de mortalidade materna e proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas e pré-natal.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município de Leme do Prado, a enfermeira Heloísa Maria da Consolação Barroso, destacou a importância da reunião e sugeriu o acréscimo de mais um indicador. “Considero muito oportuna a apresentação e discussão dos indicadores, vai nos ajudar muito na melhora da qualidade à assistência aos usuários. Inclusive sugiro que seja incluído mais um importante indicador, que é a razão de exames citopatológicos do colo do útero, por ser estratégico no cuidado à saúde das mulheres”, acrescentou Heloísa.

Segundo Karlyone Martins de Souza Ferreira, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária da Regional de Diamantina (NAPRIS), “os indicadores apresentados vão compor um painel de bordo, para nortear a definição de diretrizes e planejamento de ações a serem executadas para melhoria da Atenção Primária nos municípios”, salientou.

O painel de bordo será alimentado semestralmente nos meses de fevereiro, com dados do 1º semestre do ano anterior, e em agosto, com dados do 2º semestre do ano anterior. Também participaram da reunião os servidores Carlos Tobias Pires Souza e Elida Leite Araújo, ambos integrantes do Núcleo de Atenção Primária da Regional de Diamantina.

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão