Com o objetivo de reforçar a importância na apuração de custos dentro das unidades de saúde, trazendo assim um maior conhecimento nas ferramentas do APURASUS e resultando em uma melhor gestão do SUS, a Superintendência Regional de Saúde de Passos, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realizou, nos dias 30 e 31/10, o treinamento para utilização do Sistema de Apuração e Gestão de Custos do Sistema Único de Saúde (APURASUS). O curso foi ministrado por facilitadores do Ministério da Saúde, André Felipe Soares de Alcântara e Thamara Gago Senos de Oliveira, que fazem parte do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC).

20191030 094156

O treinamento foi destinado aos servidores em cargos de gestão, diretores das unidades hospitalares entre outros cargos relacionados a economia na saúde. Fizeram parte do curso representantes de oito municípios da jurisdição da Unidade Regional de Passos, sendo eles: Cássia, Delfinópolis, Doresópolis, Guapé, Ibiraci, Piumhi, São João Batista do Glória e São Sebastião do Paraíso.

A superintendente da regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, reforçou a importância das informações repassadas nesse treinamento. “Apurar os custos de um serviço de saúde hoje é essencial para a sustentabilidade do serviço, garantindo o acesso do usuário. Os participantes se apoderaram de conhecimento e informações essenciais para monitorar os custos, gastos em ações, serviços e preços de medicamentos, de forma individualizada e controlada, qualificando a gestão”, explica.

A Secretária Municipal de Saúde de Doresópolis, Rosângela Aparecida Terra e Guerra, foi convidada pelos facilitadores para fazer parte do projeto piloto do APURASUS na Atenção Primária à Saúde, e comentou sobre a experiência. “O treinamento foi de extrema importância para ampliação dos conhecimentos acerca da economia em saúde. Por meio do APURASUS, conseguimos analisar com mais precisão a aplicabilidade dos recursos, e assim, redistribui-los para os setores que tem maior necessidade, fazendo verdadeiramente uma gestão de custos”, disse.

Durante os dois dias de treinamento foram abordados o manejo da plataforma do APURASUS, a inserção de dados, as configurações e a área de produção dentro do sistema. De acordo com facilitador do MS e economista, André Felipe Soares de Alcântara, é importante ressaltar o cumprimento de mais uma etapa do processo de implantação do programa APURASUS. “Para os municípios que participaram, eles devem dar continuidade na alimentação do sistema, pois assim poder obter informações de custos em um período maior, possibilitar ao gestor público uma melhor tomada de decisão e o uso adequado dos recursos do SUS”, conclui.

APURASUS

O Sistema de Apuração e Gestão de Custos do Sistema Único de Saúde (APURASUS) é um sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos em distintas unidades de saúde do SUS, de forma padronizada e estruturada. Trata-se de um sistema web, de livre acesso, tendo como grande diferencial a capacidade de permitir a sua personalização, de forma a se adaptar às características das unidades de saúde de diferentes perfis em termos de tamanho, estrutura e serviços produzidos na atenção e cuidado à saúde.

Por Karine Costa