Oficinas, palestras, gincanas, caminhadas, pedaladas, música e até torta na cara. Diversas estratégias de promoção da saúde da população foram apresentadas pelas referências técnicas e gestores dos municípios que integram a área da Regional de Saúde de Sete Lagoas, nessa quinta-feira (30/10), no 1º Seminário de Mobilização Social realizado pelo órgão.

mob-sete I

A estrutura do Núcleo Regional de Mobilização em Saúde foi apresentada aos representantes dos municípios de Araçaí, Baldim, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Cordisburgo, Curvelo, Felixlândia, Funilândia, Inimutaba, Paineiras, Presidente Juscelino, Quartel Geral e Sete Lagoas que também trouxeram ações diversas realizadas durante o ano de 2019 em cada uma das cidades. Os municípios de Papagaios e Corinto, igualmente, enviaram ações exitosas realizadas nas regiões e que foram destaque na saúde pública.

Em Araçaí, foi organizada a Caminhada de Controle e Combate a Hipertensão Arterial, realizada em janeiro, com o envolvimento de aulas de Zumba e a realização de lanches saudáveis, o que motivou mais pessoa a procurarem os serviços da atenção primária como revelou Stella Mares Barbosa Figueiredo, referência técnica do município. “Depois do primeiro contato na praça percebemos mais pessoas participando do grupo de Hiperdia, fazendo acompanhamento com os médicos do Posto de Saúde da Família (PSF) e notada melhora da saúde dos pacientes".

Essa motivação ao autocuidado também foi observada em Paineiras, nos grupos de Hiperdia, nos quais também são realizados acompanhamentos de pacientes diabéticos e hipertensos, além do encaminhamento para que os pacientes procurem os grupos de atividade física. “Estão sempre sendo realizadas as caminhadas, as pessoas estão bem animadas”, observou Dayane Maria Amorim da Silva, referência técnica do Núcleo de Atenção Primária de Paineiras.

De acordo com Silva, no município de Paineiras a atuação de mobilização social também realizou uma ação de conscientização em relação ao uso de agrotóxico, depois de ter sido observado nos anos anteriores um aumento na ocorrência de casos de intoxicação. “Conversamos com os moradores rurais, ensinamos sobre os riscos e conseguimos modificar essa situação”, finalizou.

Outro exemplo compartilhado foi em Cachoeira da Prata, em uma ação voltada para combater a disseminação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), com destaque para adolescentes, em virtude da detecção de um aumento de ocorrências nesta faixa etária. Diante da resistência de alguns pais para que fossem realizadas palestras com essa temática para os filhos, foi adotada a ação estratégica de convidar os responsáveis às escolas. “Com a participação dos pais nas reuniões, conseguimos explicar que falar sobre o tema das infecções nas escolas não é incitar a prática sexual, mas prevenir”, observou a secretária municipal de saúde de Cachoeira da Prata, Natália França Abreu Lima. Essa identificação de carências também motivou a realização em Felixlândia do primeiro encontro da 3° idade para combate a depressão e a solidão, com a organização de grupos, almoços e bailes.

Em Presidente Juscelino, diante dos números de registros de casos da dengue, foram necessárias ações específicas na Zona Rural. De acordo com a referência técnica da Secretaria Municipal da cidade, Rejane de Castro Santos Monteiro, quando existe um problema no próprio município, os cidadãos entendem melhor e aceitam as intervenções das equipes. “Acordar a população rural é um trabalho muito intenso, mas com resposta imediata. Tivemos os registros de casos de Dengue este ano e eles estão atentos hoje, continuam a mobilização, sempre vigiando, acompanhando as casas dos vizinhos”, destacou Monteiro.

Em Inimutaba, a estratégia utilizada foi o uso de festas e iniciativas culturais junto ao público Hiperdia com a realização do forró, ações de cuidado a atenção primária e atividades físicas. "A parte cultural chama a atenção das pessoas e, por isso, aproveitamos das festas que já estão no calendário das pessoas ou espaços como feiras que já integram as rotinas para realizar o “Dia D”, das ações de saúde".

Ações relacionadas à Vigilância em Saúde também foram apresentadas. O município de Curvelo trouxe a experiência inovadora de Integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde-Arboviroses, com a gincana de perguntas e respostas “torta na cara”, a iniciativa agente “nota 10” e a ação conjunta entre os agentes de saúde e de endemias e diversas outras ações de combate à dengue. “A integração entre agentes de endemias e de saúde favoreceu o trabalho nas residências e a observação das casas, além de ajudar a quebrar a recusa”, observou Albany de Souza, referência técnica na cidade de Curvelo.

Quartel Geral trouxe a experiência “Pedalando contra a Dengue”, quando foi realizada uma mobilização em toda a cidade na conscientização pelo combate a doença. Em Sete Lagoas, uma das ações exitosas compartilhadas foi a intervenção em uma fábrica da cidade, que havia sido indicada como foco dos vetores, onde foi realizada uma ação educativa que abrangeu todos os três turnos. “O que mais nos alegrou com essa intervenção foi que a empresa conheceu o trabalho da mobilização em saúde, reconheceu a importância das ações e deu sequência as tarefas”, observou a referência técnica de Sete Lagoas.

O superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, agradeceu a disponibilidade e o interesse dos municípios em partilhar as experiências e como essa participação pode ajudar no fortalecimento do núcleo regional. “Extremamente importante o fortalecimento dessas ações de mobilização, a presença das referências técnicas porque são vocês que estão garantindo a realização das ações e, também a presença dos gestores que proporcionam a qualidade de trabalho de seus técnicos”, observou Teixeira.

Por Nayara Souza