Nessa sexta-feira (1/11), o Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu profissionais da área e gestores municipais de saúde dos 37 municípios de sua jurisdição para apresentar a metodologia dos indicadores da Atenção Primária à Saúde e orientações sobre o cadastro dos usuários.

01.11.19 - Apresentação NAPRIS

A reunião foi conduzida pelas referências técnicas do Núcleo, que apresentaram os sete indicadores para monitoramento da Atenção Primária à Saúde, sendo eles:

• Proporção de Óbitos por causas evitáveis em menores de cinco anos de idade;
  • Prevalência de desnutrição de crianças menores de 2 anos;
  • Taxa de mortalidade prematura (de 30 a 69 anos) por Doenças Crônicas Não Transmissíveis;
  • Proporção de internações por condições sensíveis à Atenção Básica;
  • Percentual de homogeneidade vacinal;
  • Razão de Mortalidade Materna e
  • Indicador e Proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal.

Na ocasião, foram passadas orientações sobre cadastros de usuários, mostrando a importância do lançamento correto dos procedimentos nos sistemas de informações. Para a referência técnica do Núcleo, Letícia Carvalho, o objetivo desse encontro é prestar apoio técnico institucional aos municípios. “Pretendemos orientá-los quanto ao planejamento das ações que podem ser desenvolvidas para a melhoria das condições de saúde da população”, afirmou.

Por Adriana Mendes