Trabalhadoras e trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Leopoldina participaram, nessa sexta-feira (1/11), do 2º Módulo das Oficinas de Capacitação em Saúde Mental. O evento realizado pela Regional de Saúde de Leopoldina é uma sequência do 1º Módulo das Oficinas de Capacitação que ocorreu no dia 27/09, no qual foi abordado o tema sobre o “Acolhimento de Crise em Saúde Mental”.

Crédito: Oberdan Moreira Rocha

A oficina faz parte da proposta de Capacitação Permanente para trabalhadores do SUS do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde. Para a coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), Aline Rezende, é importante o envolvimento dos representantes dos níveis de atenção com a capacitação da RAPS para a integralidade e compartilhamento do cuidado. Para ela, “a principal estratégia é a utilização de tecnologias leves para melhor compreensão do sofrimento mental”, disse.

O 2º Módulo foi ministrado pela referência técnica em Saúde Mental de Ubá, Fabiana Erica de Souza e por Cecylia Moreira, psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Senador Firmino. Também estiveram presentes trabalhadores dos CAPS dos municípios de Além Paraíba, Cataguases, Astolfo Dutra, Leopoldina, Palma, referências técnicas municipais em Saúde Mental e representantes dos Hospitais Gerais que possuem leitos em retaguarda em psiquiatria.

Por Antonia Cristina