Nessa quinta-feira (31/10), foram realizadas em Ituiutaba, ações sobre inspiradas nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba, Centro Saúde da Mulher, Espaço Cultural de Ituiutaba e Superintendência de Água e Esgoto.

IMG-20191101-WA0008

O objetivo foi divulgar informações, alertando e conscientizando mulheres e homens sobre a importância do cuidado diário com a saúde e da prevenção de doenças como o câncer de mama, do colo do útero e de próstata. A mobilização contou com exposição de banners, aferição de PA/Glicemia, maquiagem, práticas corporais chinesas, dança, dentre outras atividades. O envolvimento de toda a sociedade é fundamental neste processo de mobilização para a disseminação do conhecimento dos fatores de proteção e de riscos desses tipos de câncer como: identificação precoce, valorização da mulher e do homem como protagonista da sua própria saúde, mantendo hábitos saudáveis, autocuidado, visita regular ao médico e realização periódica dos exames.

De acordo com Lívia Santos Maia, coordenadora do Núcleo de Atenção Primária a Saúde da Regional de Saúde de Ituiutaba, “o autocuidado e a busca pelos serviços de saúde são fundamentais para o diagnóstico precoce dos canceres de mama e colo de útero e próstata, associados ao bem-estar psicossocial. O dia de ontem mostrou que atividades como música, dança e o empoderamento pessoal é um caminho para a busca da saúde integral da mulher e do homem”.

Por Elizeth Adad Guimarães