A Regional de Saúde de Leopoldina e a Fundação Cristiano Varella realizaram em Muriaé, nessa quinta-feira (17/10), a 1ª Oficina da Rede regional de Oncologia, envolvendo os municípios das microrregiões de Além Paraíba e Leopoldina/Cataguases.

Ana Claudia Lopes

Esta Oficina é o desdobramento do Encontro de Oncologia realizado pela Fundação no primeiro semestre deste ano, e teve como objetivo apresentar os critérios e fluxos atuais para o encaminhamento de pacientes. O evento contou com a presença de 10 municípios e de técnicos das unidades regionais de saúde.

O Gerente Regional de Saúde de Leopoldina agradeceu o apoio da instituição e comentou: “Conhecer a epidemiológica do câncer na região e na instituição é fundamental para a organização do sistema de saúde regional. Além disso, a atenção às neoplasias deve começar na atenção primária com o diagnóstico precoce e ter o apoio na rede das unidades de diagnóstico e terapias, sendo a unidade de oncologia fundamental no processo e no fluxo do atendimento ao usuário”.

Por Renan Guimarães