O diretor da Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Alves, e a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) Regional, Maria Aparecida Sicupira, realizaram, no dia 16/10, uma reunião de alinhamento, onde foram debatidos os serviços prestados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), em Jequitinhonha. Um plano de ação já foi elaborado para melhorar o fluxo de marcação de consultas ao serviço do CEAE, com capacitações sendo realizadas nos municípios neste mês de outubro; e uma reunião com a equipe do CEO deverá ser realizada na primeira quinzena de novembro, para criar um plano de ação, visando regularizar e otimizar o serviço prestado à população.

A presidente do COSEMS Regional, Maria Aparecida Sicupira, destacou que foi realizada no dia 15/10 uma reunião no CEAE onde foram identificadas algumas dificuldades, como a alta rotatividade de profissionais da atenção primária e a falta de vagas para pacientes do CEAE na Atenção Terciária (hospitais de referência). “Após identificar as dificuldades, nós listamos os encaminhamentos visando reduzir e, se possível, resolver os problemas. Definimos o fluxo para que os municípios possam encaminhar os pacientes, com prazos para marcação e desmarcação de consultas. Identificamos a necessidade de se fazer uma revisão das especialidades de acordo com a demanda dos municípios e já estão sendo realizadas, em parceria com o CEAE e a GRS, capacitações com médicos e enfermeiros da Atenção Primária, com o objetivo de melhor alinharmos o público a ser encaminhado”, explicou Maria Aparecida Sicupira.

Créditos: Allan Campos

Outro ponto discutido na reunião foi o serviço de oncologia. Para garantir que não ocorram prejuízos para os pacientes deste serviço, foi instituído na região uma comissão permanente SES/COSEMS que realizará visitas técnicas aos prestadores, com o objetivo de conhecer o serviço prestado, pontos positivos e negativos, para posteriormente, repassar as informações aos gestores que realizarão as pactuações nas reuniões da Comissão Intergestores Regional (CIR) e da Comissão Intergestores Regional Ampliada (CIRA).

O diretor da Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Alves, destacou os avanços que vem ocorrendo na região, graças ao trabalho conjunto realizado pela SES/COSEMS, como foi a experiência exitosa relacionada às reuniões para melhorar o serviço do CEAE. “Uma nova ação que estamos desenvolvendo são as visitas técnicas da Assistência Farmacêutica aos municípios. Identificamos que alguns municípios estavam gastando recursos próprios para compra de medicamentos que já são fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pelo Ministério da Saúde. Nossa equipe, visando essa maior integração com os municípios, vem orientando os farmacêuticos e gestores, para que haja uma melhora do processo de trabalho, com maior economia”, defendeu Marcelo Alves.

Por Allan Campos