Nesta quarta-feira (16/10), a Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu fiscais municipais e estaduais da Regional de Leopoldina para o curso de capacitação em fiscalização nas drogarias, conforme procedimento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O evento contou também com a participação dos fiscais dos municípios da área de abrangência da Regional de Juiz de Fora.

16.10.19 - Curso VISA

Ministrada pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Wanya de Fátima Duarte Nascimento, e pela fiscal sanitária e referência técnica em Farmácias e Drogarias, Aline Albuquerque de Oliveira, do Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Juiz de Fora, a capacitação abordou assuntos como o sistema de vigilância sanitária, o papel dos fiscais dentro desse sistema, além de risco sanitário e a postura do fiscal durante a inspeção sanitária.

As coordenadoras realizaram uma dinâmica para apresentação do “Procedimento Operacional Padrão”. Ao final do curso, os fiscais, mediante um estudo de caso, elaboraram um relatório de inspeção em drogarias.

Segundo Aline Oliveira, essa capacitação teve como objetivo trazer informações e despertar o olhar do fiscal para as ações de vigilância sanitária, principalmente durante inspeções em estabelecimentos do tipo drogarias. “Elaboramos todo conteúdo em parceria com a Vigilância em Saúde, sendo um dos frutos das reflexões realizadas nas oficinas do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância Sanitária (PROMAVS). O objetivo final é construir uma agenda positiva para os municípios frente aos indicadores avaliados pela nova gestão da Regional”, reforçou.

Aline avaliou que foi uma excelente reunião, com participação ativa de todos os interessados e que resultou em produtos finais como o relatório de inspeção. “Nesse documento, os erros e falhas foram avaliados pelos próprios participantes, para que assim possamos construir um sistema de vigilância sanitária no âmbito nacional, estadual e municipal forte, coerente e alinhado com as determinações do Nível Central e do indicador 30 do PROMAVS”, concluiu a fiscal sanitária e referência técnica em Farmácias e Drogarias.

Por Adriana Mendes

Enviar para impressão