A Regional de Ituiutaba, em parceria com as secretarias municipais de saúde Microrregião de Ituiutaba, participaram do monitoramento e avaliação do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nos dias 08 e 09 de outubro.

O evento contou com a participação dos municípios de Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba e Santa Vitória, bem como o diretor da Regional de Saúde de Ituiutaba, Rafael Mendes Ferreira Luz. Também estiveram presentes a coordenadora de Vigilância em Saúde, Cinthia Ferreira de Freitas, coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Lívia Custódio, coordenadora da Assistência Farmacêutica, Gislaine Siqueira, e da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valdimary Santos.

Créditos: Elizeth Adad Guimarães

Foram discutidas informações sobre o cenário do estado e ainda realizadas apresentações de dados da Regional em relação ao agravo. Segundo a técnica da SES-MG, Renata Rocha, “a visita teve por objetivo propor ações para aumentar a efetividade dos resultados epidemiológicos referentes ao controle da tuberculose, bem como realizar discussões ampliadas com as áreas envolvidas, baseadas no novo Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública”, apontou.

Segundo Valdimary Santos a “visita das técnicas trouxe atualização sobre as ações desenvolvidas através do Plano Estadual de Controle da Tuberculose, troca de experiências entre as referências técnicas municipais, objetivando o aumento dos resultados epidemiológicos para melhoria dos indicadores propostos em consonância com o Plano Nacional e Estadual”.

A tuberculose é uma doença que possui tratamento ofertado pelo SUS e, obtendo adesão adequada do paciente, promove cura da enfermidade.

Por Elizeth Adad Guimarães