Iniciando as atividades do mês de prevenção ao câncer de mama e das ações de cuidado com a saúde da mulher, mês conhecido como “Outubro Rosa”, a Regional de Saúde de Sete Lagoas promoveu na sexta-feira (04/10), a palestra “Encontre sua melhor versão” para estimular as mulheres ao autocuidado. As palestrantes Liziany Galinari Life Coach especializada em reeducação alimentar e Ana Botelho Pinho coach de imagem deram orientações aos presentes sobre autoconhecimento e mudança de hábitos para uma vida saudável.

O Superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, destacou a importância da realização da programação de conscientização ao autocuidado dentro do mês dedicado a prevenção ao câncer de mama. “Este primeiro encontro dá início às atividades do “Outubro Rosa”, em Sete Lagoas. Outras ações ainda serão realizadas durante o mês a fim de reforçar o hábito do autocuidado e como lembrete sobre a importância da prevenção”.

Como instrumento de autoconhecimento, primeiramente, os participantes preencheram uma “Roda da Autoestima”, para refletirem sobre as ações rotineiras quanto a flexibilidade diante das mudanças, amor-próprio, otimismo, alimentação saudável, autoconfiança, prática de atividades físicas, hobbies e lazer, proatividade e iniciativa, bom-humor, flexibilidade e o próprio autoconhecimento.

Créditos: Nayara Souza

A empreendedora Ana Botelho realizou em conjunto aos presentes uma avaliação sobre a roda destacando que ela é um instrumento de avaliação de como agimos no dia-dia sendo que o objetivo principal é a busca do equilíbrio “se essa roda estiver desnivelada ela vai ter problemas para rodar e os itens que estão mais altos tendem a gastar com esse esforço”, observou a coach. A atenção à saúde mental é importante de acordo com Botelho diante da rotina agitada que vivemos. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram, até 2020 a depressão será a principal causa de absenteísmo no trabalho, por isso a mudança de comportamento é urgente.

Botelho ainda deu dicas sobre autoimagem e como o investimento em atividades de cuidado simples diárias como se vestir para se sentir bonita (o), passar um hidratante na pele, tomar água com frequência pode ter efeitos no humor. “Se a gente está bem com nós mesmos rendemos mais no trabalho, em casa e ficamos mais felizes”, observou ainda a palestrante que completou “se você está mais feliz é mais fácil buscar este equilíbrio”.
Outro aspecto importante no cuidado diário é o cuidado da mente ligado à espiritualidade, como observou a palestrante Liziany Galinari. “O que faz bem para o nosso corpo e nossa alma é alcançado por meio, também, do autoconhecimento”, observou Liziany que apontou cinco passos para se alcançar a vida saudável como o cuidado com a alimentação, a meditação e a prática de atividades físicas.

A palestrante ainda explicou que, nesse contexto, espiritualidade não se relaciona com a religião, mas com “praticar o perdão, praticar a gratidão e se preocupar com o próximo” e que essa prática ainda pode auxiliar a superar crenças limitantes que sabotam a mudança de hábitos. “Algum fracasso que você teve no passado você toma isso como realidade e isso não é verdade, temos que mostrar para a mente o que a gente pode e o que a gente consegue”.

Durante o mês de Outubro ainda serão realizadas outras atividades como uma palestra de automaquiagem com o intuito de resgate a autoestima das servidoras e um culto ecumênico.

Por Nayara Souza