Pacientes com HIV, Hepatites Virais e em tratamento psicossocial da Microrregião de Itaúna, no Região Ampliada Oeste, contam desde esta quarta-feira, 18/09, com Serviço de Atenção Especializada (SAE) e Ambulatório de Saúde Mental. O serviço contará com um médico infectologista, enfermeira, psicóloga, assistente social e farmacêutico. Ao todo são 200 pacientes com HIV e 80 de hepatites que serão beneficiados pelo Serviço que atenderá também os municípios de Itatiauçu, Itaguara e Piracema.

A coordenadora do SAE e assistente social do município de Itaúna, local em que o serviço está localizado, Flávia Fonseca, explica que o Sae oferecerá mais conforto e segurança para os pacientes que não precisarão se deslocar até Divinópolis ou Belo Horizonte para realizar o tratamento, além de contar com uma unidade Dispensadora de Medicamentos antirretrovirais.

“Parte do serviço já era ofertado pelo município, porém, agora , passará a receber recurso do Estado. Melhoraremos o serviço à população que precisa. É um avanço para a saúde pública do município e região”, disse a assistente social.

O ambulatório de saúde mental, por sua vez, trouxe a possibilidade de ampliar a equipe formada por psicólogos e psiquiatras para atender, as crianças, jovens e adultos em um único local. A diretora de saúde mental do município, Cristiane Santos Souza Nogueira, detalhou que as consultas serão agendadas e os trabalhos desenvolvidos em conjunto com os Centros de Atenção Psicossocial e Atenção Primária com objetivo de ofertar mais qualidade assistencial aos usuários do serviço.

“Eu expresso aqui minha gratidão a todos que acreditaram neste projeto e na política de saúde mental. As pessoas têm sofrido muito. Precisam de apoio e assistência. É um setor que veio para reestruturar e potencializar a nossa Rede de saúde mental”, ponderou a Diretora.

Para o secretário municipal de saúde de Itaúna, Fernando Meira Faria, o município trabalha com a linha de cuidado ao paciente, integrando os profissionais da rede. “Estes dois serviços foram aprovados pelo de Estado de Minas Gerais via Comissão Intergestora Regional (CIR) e ele será fundamental para a microrregião porque antes só Divinópolis possuía este serviço completo. Ele, portanto, irá facilitar o trabalho e melhorar a Assistência”, comentou o secretário.

O prefeito do município, Neider Moreira de Faria, salientou que mesmo diante de um cenário de poucou recursos, o municpio tem conseguido ampliar os serviços e renovar a infraestrutura para oferecer um atendimento mais humanizado e de qualidade às pessoas.

Créditos: Willian Pacheco

“Nós pensamos no conjunto das pessoas. Isso é administrar. Isso é ter responsabilidade com os recursos públicos para poder entregar os serviços públicos. E todo este empenho em fazer uma saúde de qualidade se deve muito aos funcionários, que ajudam a melhorar a saúde pública do nosso município”, ressaltou o prefeito . “ Você tem uma equipe de profissionais muito comprometida que possibilita um melhor conforto para a população”, acrescentou o o vereador Lacimar Cezário da Silva.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Saúde do Trabalhador da Regional de Divinópolis, Deborah Patrícia Yunes, reforçou que entregar serviços a população é sempre muito gratificante. “É ver o SUS crescendo e evoluindo para prestar uma assistência mais adequada e humanizada aos pacientes. É mais oferta de serviços, de atendimento que refletem na vida da população”, frisou a coordenadora.

Por Willian Pacheco