Na última quinta-feira (12/09), a Regional de Saúde de Diamantina realizou o I Encontro do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental de 2019. O evento contou com a presença da coordenadora estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Juliana Ávila Teixeira, do diretor regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), Juliano Pedro da Silva e da referência técnica da Saúde Mental da Regional de Saúde de Diamantina, Edna Moreira Reis. Participaram também os profissionais que atuam em Estratégias de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Regional Alto Jequitinhonha e Grupo Vida.

Crédito: Ricardo Maciel

O encontro teve como objetivo proporcionar aos participantes momentos de troca de informações e experiências. “Os principais temas discutidos no encontro abordaram assuntos relacionados à psiquiatria na Atenção Básica, a Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e o processo de trabalho em CAPS”, acrescentou a referência técnica da saúde mental da Regional de Saúde de Diamantina, Edna Reis. Já a coordenadora estadual de saúde mental falou sobre a importância do colegiado e destacou a visita do secretário no evento. “Os espaços dos Colegiados Regionais e Estadual são de extrema importância para a construção, qualificação e condução da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, fortalecendo as Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) regionais e estadual, por meio de uma gestão participativa e intersetorial, visando a assistência integral aos usuários. Ressalto e enalteço ainda a visita do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, nesse valoroso espaço, demonstrando apoio e a prioridade dessa política no Estado”, frisou Juliana Ávila Teixeira.

Crédito: Marcus Ferreira

O diretor regional da SEDESE, que atua direta e indiretamente na saúde mental desde o ano 2000, destacou a importância do momento. “É uma satisfação enorme fazer parte deste colegiado, agora como representante da secretaria de estado de desenvolvimento social. Vamos estar cada dia mais conectados com o colegiado, porque a Secretaria de Desenvolvimento Social trabalha com a questão do emprego, da economia solidária, do esporte, enfim, ações importantes para a ressocialização dos usuários. Estou muito animado, especialmente com a boa relação que estamos construindo entre a Regional de Saúde de Diamantina e a SEDESE. Estaremos sempre à disposição para somar com essa importante rede de cuidados ”, destacou Juliano.

Atualmente, na área que abrange a Regional de Diamantina, composta por 33 municípios, existem sete CAPS na modalidade I, dois CAPS II, três CAPS AD, três Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) e dezessete leitos habilitados de saúde mental em hospitais gerais.

Por Ricardo Maciel