Nessa sexta-feira (6/9), o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, esteve nos municípios de Piumhi, Formiga e Pará de Minas para visitar os estabelecimentos assistenciais à população e debater as pautas da Saúde Pública com prefeitos, gestores e autoridades dos municípios e região.

Crédito: Marcus Ferreira

Em Piumhi, o Secretário e equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) visitaram a Santa Casa de Caridade do município onde se reuniram com provedor do hospital, diretora executiva da instituição, prefeitos e secretários dos municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde de Passos.

No município de Formiga, a lavanderia, o Centro de Terapia Intensivo (CTI), apartamentos, as alas da maternidade e pediatria fizeram parte do roteiro de visita do Secretário à Santa Casa de Caridade de Formiga, Hospital São Luiz, localizado na região Ampliada Oeste.

Segundo o Secretário Carlos Eduardo Amaral, é importante ter um hospital de qualidade, pois fortalece a cidade e, também, a região de saúde. Para isso, é fundamental ter um planejamento estratégico e financeiro que dê sustentabilidade ao hospital. “O hospital tem um potencial muito grande para se tornar um hospital regional. Eu gosto de ver hospital em obras como vocês estão. Conte com SES-MG para continuarem crescendo com este entusiasmo e motivação. Saibam que somos parceiros”, ressaltou.

Crédito: Marcus Ferreira

A Gestora Executiva do Hospital, Myrian Araújo Coelho, apresentou os resultados da melhoria do hospital em relação à taxa de ocupação dos leitos, como a instituição tem investido os recursos estaduais do Programa de melhoria dos hospitais (Pro-Hosp) e a planilha de investimentos aportados para melhoria da estrutura física da Santa Casa. "Era um descaso com SUS antes. Nós temos condições de ser um hospital Regional. Podemos crescer e agregar valor à Saúde", disse a gestora.

Por sua vez, o prefeito de Formiga, Eugênio Vilela Júnior, agradeceu ao Estado pela visita e por ouvir as demandas. “Precisamos gerenciar juntos e próximos à população. A sua vinda aqui, Secretário, é muito importante por se dispor a ouvir demandas e nossas reivindicações", disse.

Em Pará de Minas, a equipe da SES-MG, autoridades e técnicos do município estiveram na Unidade Básica tipo II do Distrito de Torneiros. Logo em seguida visitaram Ambulatório Médico Especializado (AME), a base do Samu localizada no município, a Unidade Pronto Atendimento (UPA) e finalizaram na Santa Casa de Pará de Minas, Hospital Nossa Senhora da Conceição.

O Deputado Estadual, Inácio Franco, destacou a importância da Saúde Pública e do Secretário de estado conhecer os investimentos na área no município e estrutura assistencial ofertada à população. “ Sabemos da importância que Saúde Pública traz na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Aqui em Pará de Minas, temos uma saúde que atende bem à população. Por isso, é importante o Secretário conhecer os nossos serviços”, pontuou.

O Secretário destacou que o Estado tem feito um esforço para o pagamento dos programas de urgência emergência, Pro-Hosp, assistência farmacêutica e que mesmo diante de um cenário de escassez de recursos, o Governo de Minas tem se planejado para fazer uma boa gestão dos recursos do Estado.

“Quando o prefeito falou das obras comigo, fiquei interessado em conhecer. Precisamos aproveitar as oportunidades. Neste momento, precisamos fazer uma gestão com planejamento. Estamos implantando o Saúde em Rede na região de Diamantina como projeto piloto e que busca fazer um gerenciamento da informação de saúde. E aqui, em Pará de Minas, este gerenciamento da informação está bem avançado”, frisou o Secretário.

Em sua fala, o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, salientou que a Santa Casa está sob intervenção do município após anunciar que encerraria os atendimentos. O município buscou envolvimento da sociedade e das autoridades para buscar soluções após a bacia do rio Pará ser atingida pelos resíduos da Barragem de Brumadinho, destacou ainda que UBS de Torneiros representa um avanço para a Saúde da população. “Temos buscado a excelência dos serviços prestados à população. Por isso, não podíamos deixar que o hospital fechasse. Estamos fazendo toda adequação física na Base do Samu para que tenhamos uma USA (Unidade de Suporte Avançado) e uma USB (Unidade Suporte Básico). Além disso, estamos buscando o apoio de todos para o credenciamento ao Ministério da Saúde de mais quatro leitos de UTI”, reforçou o prefeito.

Por Williaan Pacheco