Começou a funcionar, nesta quinta-feira (29/08), a sala de vacinação contra sarampo montada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o apoio da BH Airport, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do município de Confins, no Aeroporto Internacional de Confins.

Crédito: Marcus Ferreira

» Confira outras imagens da inauguração da sala, aqui.

A ação, demandada pela SES-MG, tem o objetivo de vacinar tanto os passageiros, quanto a população aeroportuária. Segundo a Diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES, Janaína Fonseca Almeida, o surto de sarampo no estado de São Paulo e o fluxo intenso de pessoas no aeroporto de Confins propicia maior chance de transmissão da doença no estado. “Dessa forma, esperamos manter a população protegida por meio da vacinação e mobilizando esforços para garantia de altas coberturas vacinais”, explica Janaína Fonseca.

O gerente de vendas Alisson Campos, que aguardava o horário do voo para São Paulo, falou sobre a importância da vacina. “Eu tenho dois filhos pequenos que ainda não concluíram o esquema vacinal, devido aos intervalos estipulados entre uma dose e outra. Como estou indo para São Paulo, localidade onde há ocorrência de surto, aproveitei que a sala de vacinação já está em funcionamento para me imunizar e, assim, também proteger meus filhos”, afirma Alisson Campos.

Cartão de vacina

Embora a ausência do cartão não seja necessariamente um impeditivo para receber a vacina, já que é feita uma avaliação caso a caso, Janaína Almeida reforça que o ideal é que a pessoa comparece à sala de imunização com esse documento em mãos. Vale lembrar que o cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.

A diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES destaca, ainda, que a tríplice viral, vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, faz parte do calendário de rotina e encontra-se disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e durante todo o ano.

Crédito: Marcus Ferreira

Quem deve se vacinar

Todas as crianças de seis meses a menores de um ano de idade devem ser vacinadas com uma dose de tríplice viral, nos termos da última determinação do Ministério da Saúde, devendo manter as doses previstas para um ano de idade e um ano e três meses, dentro do estabelecido no calendário nacional de vacinação. A vacinação de rotina contra o sarampo deve ser mantida na população de 01 (um) ano até 49 anos de idade, considerando-se o histórico anterior das vacinas que contenham componente sarampo. Sendo assim, a vacina tríplice viral é ofertada para a população de 6 meses a 49 anos de idade.

Funcionamento da sala

Inicialmente, a previsão é que a sala de vacinação funcione no aeroporto de Confins durante 15 dias. O atendimento no local será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no primeiro andar do aeroporto.

Sarampo

O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções (ou aerossóis) presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode se manter em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.

Minas Gerais registra, até o momento, quatro casos da doença. O primeiro caso identificado em 2019 foi importado e os outros três registrados estão indiretamente relacionados a esse primeiro, mas com característica autóctone, ou seja, foram transmitidos dentro do território.

» Saiba mais sobre a doença em http://www.saude.mg.gov.br/sarampo

Por Fernanda Rosa