O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) em parceria com o Núcleo de Vigilância Sanitária (VISA) e o Núcleo de Atenção Primária á Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Passos realizou, entre os dias 6 a 8 de agosto, no auditório da unidade, a Capacitação em Vigilância e Investigação de Surtos de Doença de Transmissão Hídrica e Alimentar (VEDTHA) e Doenças Diarreicas Agudas (DDA).

O objetivo do curso foi melhorar a comunicação intersetorial e levantar discussões sobre uma melhor abordagem no momento de investigação e apuração dos casos, capacitando o profissional para trabalhar e desenvolver ações de forma ágil e eficiente.

A unidade convidou especialistas do nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para ajudar a ministrar a capacitação, sendo o Coordenador em Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Transmissíveis, Gilmar José Coelho Rodrigues; a Referência Técnica para Surtos de DTA – VISA/Nível Central, Claudia Beatriz de Oliveira Froés; a Referência Técnica para Surtos de DTA – VISA/Nível Central, Raquel Rezende Menezes; além da Chefe do Serviço de Gerenciamento de Amostras FUNED, Junara Viana de Oliveira e a participação por vídeo conferência da Chefe do Serviço de Doenças Bacterianas e Fúngicas FUNED, Carmem Dolores Faria.

Créditos: Karine Costa

Tamara Rodrigues Costa Melo, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) e Suelen Daiana Oliveira Canela, do Núcleo de Vigilância Sanitária (VISA), foram as responsáveis pela organização da qualificação e auxiliaram no desenvolvimento das aulas.

O Coordenador em Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Transmissíveis, Gilmar Rodrigues, destacou um ponto positivo na promoção do evento. “Posso destacar a integração dos eixos de saúde. Estamos com a vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e a atenção á saúde onde todos tem suma importância no processo de investigação”, explicou.

“A capacitação veio agregar conhecimentos e sanar dúvidas. Anteriormente tínhamos uma série de questões que nos preocupavam e agora estamos mais bem preparados para atender e para multiplicar o conhecimento para a equipe do município” declarou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica e referência técnica em imunização, em Monte Santo de Minas, Maria Sandra Del Bel Pamplona.

A capacitação foi dividida em duas turmas, de maneira que os presentes obtivessem o máximo de aproveitamento. Participaram da capacitação, profissionais na área de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e vigilância em saúde, dentre os 24 municípios que pertencem à Regional de Saúde Passos.

Por Karine Costa