A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nessa terça-feira (06/8), o evento “Se tem Saúde tem VISA”, em comemoração ao dia Nacional da Vigilância Sanitária. A data foi instituída pela lei 13.098 de 27/01/2015 e coincide com o dia do nascimento de Oswaldo Cruz, importante nome da história da vigilância sanitária do Brasil.

Com a presença de vários profissionais da área, o encontro foi promovido pela superintendência de Vigilância Sanitária de Minas Gerais com os objetivos de identificar os principais problemas em processos de trabalho que demandam intervenção da superintendência ou das unidades regionais, definir as diretrizes para os problemas identificados e construir um plano de ação para intervenção nesses problemas.

O Subsecretário de Vigilância em saúde da SES-MG, Dario Brock Ramalho, destacou as ferramentas de trabalho utilizadas pela VISA e que tornam o trabalho mais célere. Ele também enfatizou ações realizadas no combate ao Aedes aegypti e nos rompimentos das barragens.

Créditos: Alessandra Maximiano

O Superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Curzio Laguardia, destacou a existência da atividade de gestão da qualidade como prioridade para o estado. “Também desejamos promover a capacitação dos profissionais com cursos permanentes para autoridades sanitárias e capacitações EAD (educação à distância) ”, afirmou.

Para a coordenadora da VISA da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, Maria Luiza da Silva de Souza, o encontro foi muito importante para discutir sobre o trabalhado desempenhado pela VISA. “Eventos como esse são imprescindíveis. Quando falamos de gestão da qualidade e o trabalho sendo padronizado isso é muito bom. Percebemos que podemos trabalhar em parceria. O trabalho da vigilância sanitária é em cima de avaliação de riscos e a gente atua em cima disso para levar para a população um sistema melhor de qualidade de serviços dentro do estado”, disse.

O evento prossegue amanhã e quarta (07 e 08 de agosto) na Cidade Administrativa.

Por Alessandra Maximiano