Profissionais de saúde ligados aos setores de vigilância sanitária dos municípios mineiros participam, no auditório da Regional de Saúde de Belo Horizonte, nesta terça-feira, 09/07, até a próxima quinta-feira, 11/07, de uma capacitação que aborda e discute as recentes normas sanitárias editadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O evento, promovido pela Diretoria de Vigilância em Alimentos (DVA) da SES-MG é uma oportunidade para as autoridades sanitárias que atuam na área de alimentos aprofundarem os conhecimentos sobre as normas e representa mais um esforço na busca na melhoria da aplicação prática dos instrumentos de intervenção sanitária.

Visa 02

Estiveram presentes no evento o superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Curzio Laguardia, a diretora de Vigilância de alimentos, Ângela Ferreira Vieira, além do coordenador da Área Temática de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Francisco Lemos, conversaram com os participantes e reforçaram a importância do trabalho da Vigilância Sanitária. “A Vigilância Sanitária precisa repensar as suas práticas e manter um constante diálogo com as regionais de saúde e com os municípios”, afirmou Filipe.

Ângela também destacou que os trabalhos desenvolvidos pela vigilância sanitária também defendem a qualidade, o monitoramento e atendem as demandas do país. “A vigilância sanitária é um importante instrumento de cidadania. Precisamos construir um olhar da Vigilância Sanitária para o que o país esta pedindo. Mostrar qual é o nosso papel, o papel de prevenir riscos sanitários para a população, que são as possibilidades de danos à saúde das pessoas”, afirmou.

Francisco Lemos também agradeceu a presença dos municípios e lembrou que cerca de ¼ da população do Estado pertence a Regional de Saúde de Belo Horizonte.

Entre as novas diretrizes que serão abordadas estão: a Resolução SES/MG n° 6.693/2019, que abrange as Boas Práticas para estabelecimentos que realizam comércio varejista de carnes (açougues); a Resolução SES/MG nº 6.458/2018, que dispõe sobre as boas práticas de armazenamento, distribuição e transporte de alimentos e a Resolução SES/MG nº 6.460/2018, que trata da classificação de risco e das responsabilidades do Estado e Municípios, para fins de licenciamento sanitário. Essas e outras resoluções estão disponíveis neste link.

Por Alessandra Maximiano