A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST), realizou nesta quinta-feira (04/07), no auditório Senhor Zezinho (UnilesteMG), uma Reunião Técnica sobre o Programa Crescer Saudável. A reunião foi direcionada para os profissionais de Saúde e Educação que integram o Programa Saúde na Escola e que atuam nos 35 municípios que compõem a Região de Saúde da Região do Vale do Aço.

De acordo com a nutricionista e referência técnica do Programa Crescer Saudável da Regional de Saúde, Aline Santos, o objetivo da reunião foi apresentar o programa e a forma de realizar os lançamentos das metas no e-SUS e no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Aline Santos explicou que o Crescer Saudável é um conjunto de ações a serem implementadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), com o objetivo de contribuir com a prevenção, o controle e o tratamento da obesidade infantil.

“Incentivar a boa alimentação é um dos grandes desafios da saúde pública e sabemos que o enfrentamento à obesidade infantil nunca foi tão necessário, seja através das ações que compõem o programa, e que abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física, seja através das ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentarem a obesidade”, ressaltou a referência técnica.

Créditos: Flávio Samuel

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde e Atenção Primária do município de Braúnas, Marcela Caroline Silva, a reunião teve uma importância enorme, visto que hoje o município possui quatro escolas que aderiram ao Programa Saúde na Escola e o enfrentamento à obesidade infantil tornou-se prioridade devido o aumento de casos no município.

“A reunião serviu para alinhar as informações e retirar várias dúvidas. Nosso município tem muitas áreas rurais e hoje estamos resgatando a cultura de hortas comunitárias nestas localidades através do programa crescer saudável. Nosso desafio é convencer e mostrar aos alunos que a nossa saúde depende de uma boa alimentação”, finalizou Marcela Caroline Silva.

Por Flávio Samuel