Com programações bastante diversificadas, envolvendo palestras, apresentações teatrais, blitz educativa, passeatas e exposições, vários municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros realizaram em junho ações de promoção da saúde. As atividades envolveram estudantes e diversos outros segmentos da população, com destaque para a continuidade das atividades de mobilização da sociedade para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika vírus.

foto 2 MONTE AZUL

A coordenadora de vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde, Agna Soares da Silva Menezes, destaca a importância das ações implementadas pelo município, “levando-se em conta que o trabalho de educação em saúde precisa ser realizado continuamente, com o objetivo de reforçar a importância da população manter os cuidados com a saúde por meio da manutenção de hábitos de vida saudáveis”.

Nesse contexto a Secretaria Municipal de Saúde de Jaíba deu ênfase à realização de palestras em escolas sobre a importância da continuidade de ações voltadas para o controle do Aedes aegypti. Os estudantes são considerados público alvo das ações de combate ao mosquito, uma vez que se constituem propagadores de informações perante seus familiares visto que 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências.

Em Matias Cardoso, profissionais de saúde também mantiveram ações de mobilização da população quanto ao enfrentamento ao Aedes aegypti. O mês de junho também foi marcado pela realização da Semana do Bebê, oportunidade em que diversas famílias participaram de atividades voltadas para a prevenção e promoção da saúde, sobretudo das mulheres e das crianças.

O município de Ninheira também deu continuidade às ações de mobilização da população para a eliminação de focos do Aedes aegypti. Um dos públicos alvos do trabalho foram homens e mulheres participantes da Academia da Saúde.

Em escolas e unidades de saúde de Ninheira também foram realizadas palestras sobre saúde bucal, prevenção do tabagismo; a importância da prática de exercícios físicos para a prevenção da obesidade e sobre planejamento familiar.

Em Monte Azul a Secretaria Municipal de Saúde promoveu diversas palestras e ações com destaque para a cultura da paz nas escolas; prevenção de doenças inflamatórias intestinais; câncer de boca e de colo de útero; avaliação situacional de vacinação de crianças e adolescentes; promoção da saúde ocular; prevenção de acidentes do trabalho e das hepatites virais.

Montes Claros foi um dos municípios integrantes da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde que também se destacou com a realização de várias ações de mobilização de estudantes e adultos em ações voltadas para a promoção da saúde. Além das já tradicionais palestras sobre a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, foram realizadas apresentações teatrais e exposições sobre a importância da prevenção da leishmaniose. Trata-se de uma doença infecciosa, porém não contagiosa, causada por parasitas que vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.

Por Pedro Ricardo