A Regional de Saúde de Unaí reuniu nesta terça-feira (25/06) profissionais farmacêuticos de todos os municípios de sua jurisdição, com o objetivo de discutir os processos de trabalho pertinentes à área.

O encontro também contou com a presença dos Núcleos de Vigilância Sanitária, Epidemiologia e Redes da Regional. Os coordenadores dos Núcleos conversaram com os farmacêuticos e mostraram a importância da integração dos setores para desenvolver uma melhor assistência aos pacientes.

De acordo com Robson Regis, coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Unaí “ o intuito da reunião foi alinhar os assuntos relacionados aos processos de trabalho da assistência farmacêutica, dos três componentes, básicos, especializado e estratégico”.

No decorrer da reunião, foi falado também a respeito do protocolo clinico da Talidomida, bem como o Receituário da Talidomida.

Créditos: Jessika Caldeira

O Farmacêutico da Vigilância Sanitária da Regional, Gustavo Marques apresentou para os profissionais sobre o credenciamento das unidades públicas dispensadoras de talidomida, os pontos focais de distribuição e os formulários próprios. Para Gustavo, "é de suma importância essa capacitação onde trata-se sobre o conjunto de ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde tendo o medicamento como insumo essencial e o seu uso racional".

Uma programação assertiva de processos de trabalho do farmacêutico, beneficiara toda a população, garantindo o acesso aos medicamentos, e promovendo o uso racional de medicamentos.

Por Jessika Caldeira