Coordenadores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de municípios da região leste do estado participaram, nessa terça-feira (18/06), de uma Oficina de Qualificação voltada para profissionais do NASF. O evento foi promovido pela Regional de Saúde de Governador Valadares, por meio do Núcleo de Atenção Primária a Saúde, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares.

Segundo a referência técnica em NASF da regional, Wemily da Silva Souza, “a proposta geral é capacitar em quatro encontros, em parceria com a Secretaria Municipal de Valadares, todos os 50 municípios da área de abrangência da Regional, sendo que, neste primeiro, foram reunidas equipes de 12 municípios”, explicou.

Créditos: Frederico Bussinger

Já a coordenadora do NASF de Governador Valadares e orientadora da oficina, Daniela Geber, ressaltou o caráter de interação da mesma. “É uma capacitação participativa, em que orientamos e debatemos sobre como devem funcionar as unidades básicas de saúde municipais, utilizando a troca de experiências de exemplos de trabalho dos Nasf’s de Valadares e cidade vizinhas”, destacou.

Na capacitação foram abordados temas como “a realidade das equipes do NASF de cada município”, “processo de trabalho”, “Matriciamento e Projeto Terapêutico Singular” e “Práticas Integrativas e Complementares”, além de dinâmicas e trabalhos em grupos.

Para o coordenador do NASF do Município de Água Boa, Geraldo Cordeiro Chaves, a oficina foi informativa e motivadora. “Para nós e também para outros municípios que possuem Nasf implantados recentemente, essa capacitação, alías, com ótimo conteúdo, foi muito importante no esclarecimento de dúvidas. Nos sentimos amparados e motivados a desenvolver o trabalho no nosso município“, finalizou.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão