A Regional de Saúde de Manhumirim recebeu nesta quinta-feira (13/06) profissionais da Assistência Farmacêutica dos municípios de sua área de abrangência para uma capacitação sobre os componentes da assistência farmacêutica. Organizada pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da GRS, com carga horária de 8 horas, a capacitação teve foco nos componentes da farmácia, alinhamento e atualização dos processos de trabalho.

DSC09363

O diretor da GRS Manhumirim, Juliano Estanislau Lacerda, destacou a importância dos profissionais estarem atualizados em todos os procedimentos e sistemas. Juliano parabenizou o fortalecimento da parceria entre municípios e o Estado:

“Qualificar e atualizar os profissionais farmacêuticos é uma maneira de melhorarmos o atendimento de saúde nos municípios, que passam a ter mais segurança e melhor capacidade técnica na condução da assistência farmacêutica”, destacou Juliano.

“Tivemos o cuidado de convidar todos os municípios que fazem parte da GRS, justamente por entender que é necessário a atualização dos procedimentos. Estamos melhorando os métodos e os profissionais que atuam na assistência farmacêutica para que eles acompanhem esses avanços. Outro objetivo foi atualizar informações e regulamentos e assim otimizar os processos de trabalho”, explicou o Coordenador da Assistência Farmacêutica da regional, Otto Carobini Werner.

Para o farmacêutico do município de Fervedouro, Jaci Junior Alves, a capacitação foi bastante proveitosa, principalmente devido as atualizações ocorridas nos últimos anos. “Foi transmitido de forma clara os procedimentos. Analiso positivamente a iniciativa de oferecer essa capacitação, pois saímos daqui com muita informação e conhecimento”, frisou o profissional que já atua há sete anos na assistência farmacêutica.

A capacitação foi idealizada pela Referência em Componentes Estratégicos de Alto Custo da GRS, Nathália Estevanovic e pela Referência em Componentes Estratégicos e Judicialização, Viviane Rodrigues.

“Tivemos a preocupação de trazer informações de todas as etapas que envolvem a assistência farmacêutica. Discutimos desde a judicialização, passando pela compra de medicamentos, até atuação na assistência do paciente envolvendo. Enfim, todas as ações que acontecem nos municípios”, detalhou Nathália.

Por Antônio Rodrigues