Todos os Municípios que fazem parte da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim se engajaram ainda mais durante todo mês de maio no enfrentamento ao tabagismo. De acordo com a Referência Técnica de Tabagismo da GRS Manhumirim, Cláudia Oliveira Barbosa, a adesão dos gestores municipais tem sido fundamental para o sucesso do programa. “Com a adesão dos gestores, temos grupos de enfrentamento ao tabagismo em todos os municípios que fazem parte da GRS e isso nos entusiasma a desenvolver e incentivar mais ações”, destacou Oliveira.

Claudia explicou, ainda, que o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), visa auxiliar os dependentes a pararem de fumar com atividades de palestras, orientações e grupos de apoio, onde a participação da família é fundamental no processo. “Orientamos a participação nos grupos de familiares de pessoas que deixaram o vício e os depoimentos das mudanças positivas reforçam o sucesso do programa”, detalhou.

Créditos: Antonio Rodrigues Nogueira

Os usuários que quiserem parar com o consumo do tabaco devem procurar uma Unidade de Saúde e aderirem aos grupos, que oferecem horários alternativos, inclusive noturnos, sempre com o objetivo de facilitar o acesso da população. A estrutura do programa é composta por 4 reuniões mensais, que evoluem para duas quinzenais e após avaliação, ocorre uma reunião mensal. O paciente recebe os adesivos e medicação totalmente de graça.

Luta contra o tabagismo

O dia 31 de maio é o “Dia Mundial sem Tabaco”, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Para 2019, a OMS definiu o tema “Tabaco e saúde pulmonar” para ser trabalhado internacionalmente no Dia Mundial sem Tabaco para aumentar a conscientização sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e efisema) e o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.

Por Antônio Rodrigues Nogueira