O núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Belo Horizonte, em parceria com o Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, realiza toda quarta-feira uma capacitação prática sobre a hanseníase. O objetivo é capacitar os profissionais de saúde para que possam melhor identificar e informar aos pacientes sobre os sintomas e o tratamento da doença.

Envolvendo os profissionais que atuam na atenção primária, sendo prioritariamente médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, a capacitação conta com o apoio do núcleo de Educação Permanente da Regional de Saúde de BH e, desde novembro de 2018, foi aberto para os 39 municípios que fazem parte da região. Já participaram profissionais de saúde dos municípios de Confins, Igarapé, Ibirité, Betim, Pedro, Leopoldo, Caeté e Belo Vale.

Referência Estadual

O Hospital das Clinicas de Belo Horizonte é referência estadual para o tratamento da hanseníase. De acordo com o médico dermatologista Marcelo Grossi Araújo, a hanseníase é uma doença que começa com a identificação na atenção primária, mas que pode ter complicações por diversos fatores. De acordo com o médico, o comitê estadual da doença e o plano estadual de enfrentamento da hanseníase em Minas Gerais procuram estabelecer um fluxo para o melhor atendimento dos pacientes e capacitação constante dos profissionais. “Oferecer capacitações sempre foi nosso compromisso. A partir de um levantamento estratificado, os serviços de atendimento também são adequados de acordo com o sentido da complexidade das ações”, disse.

hanseníase post120182

Para que um paciente com suspeita de hanseníase chegue até o Hospital das Clínicas para ser diagnosticado ele deve ser atendido primeiramente pelo Programa de Saúde da Família (PSF). A partir deste primeiro contato, somente o médico que atendeu o paciente pode fazer o encaminhamento para o Hospital. Diagnosticada a doença, o paciente recebe atendimento e tratamento adequado, além de informações e orientações de diversos profissionais.

Para participar da capacitação, os profissionais de saúde podem entrar em contato com o Núcleo de Educação Permanente da Regional de Saúde de Belo Horizonte pelo e-mail: educpermanente.bh@saude.mg.gov.br ou pelo telefone: 3215-7422.

Mais informações sobre a hanseníase estão disponíveis em: http://www.saude.mg.gov.br/hanseniase

Enviar para impressão