O Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou, na manhã desta quarta-feira, 29/5, no auditório do Laboratório de Informática, o “Encontro sobre Segurança do Paciente”. O objetivo está relacionado a orientação das equipes de Vigilância Sanitária (VISA) dos municípios de Itajubá e Pouso Alegre, de gestão plena, sobre a importância das ações de segurança do paciente e qualidade nos serviços de saúde.

Entre os assuntos tratados, que foram objetos de discussão e deliberação, estão os Protocolos de Segurança do Paciente e a estratégia para implementação das ações de segurança do paciente nos serviços de Saúde nesses dois municípios, primeiramente. “O intuito do Estado é implantar o Plano de Segurança do Paciente em todos os serviços de Minas Gerais. Para a Regional, é atingir o objetivo proposto, que diz respeito à implantação do Plano de Segurança nos serviços de saúde”, explica a Autoridade Sanitária, Bárbara Karina Vieira.

Créditos: Otávio Coutinho

Durante o evento, o Superintendente Regional de Saúde, Regis Kersul, que atuou por um longo período na VISA, destacou a necessidade de que a população tenha acesso a serviços de qualidade. “É importante trabalharmos com resultados, prevenir e antecipar, antes de acontecer. A interação e interface dos setores devem ocorrer”, ressalta.

O encontro foi organizado e ministrado pelas Autoridades Sanitárias, Barbara Karina Vieira e Zilda Maria Domiciano e contou com a presença dos gestores municipais de Pouso Alegre e Itajubá, assim como coordenadores e referências técnicas em serviços de saúde da VISA.

Por Otávio Coutinho