Dentro da campanha do Maio Amarelo para o ano de 2019, que tem como objetivo a conscientização da sociedade por um trânsito seguro, a Regional de Saúde de Uberlândia, participou nesta quarta-feira (29/05) de uma ação intersetorial do Programa na Pista Certa, no Parque do Sabiá, com o tema “no trânsito, o sentido é a vida”.

Crédito: Lilian Cunha

Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual Bom Jesus participaram das atividades, em que o objetivo é aprender na prática noções sobre o trânsito. A aluna Nicole Mendes Resende, de 9 anos, adorou as atividades. “Andamos na pista de bicicleta e respeitamos as placas de trânsito, igual fico falando com a minha mãe quando ela está dirigindo. Está sendo muito legal, e agora vou assistir ao teatro”, disse a pequena.

A Superintendente Regional de Ensino de Uberlândia, Onília Maria de Oliveira Borges, ressaltou que a atividade lúdica encerrará o ciclo de tarefas da campanha. “É uma oportunidade de sair da sala de aula e ir para a prática. Palestras, trabalhos pedagógicos e estudo da legislação de trânsito foram trabalhadas nas aulas no mês de maio nas escolas”, observou a superintendente.

Diversas ações foram programadas e desenvolvidas pela Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, Secretaria de Trânsito e Transportes de Uberlândia (SETTRAN), Polícia MilitarCorpo de Bombeiros e Departamento da Estrada de Rodagem (DER) durante o mês em prol do Maio Amarelo. “Cada parceiro, em conjunto ou individualmente, mobiliza as pessoas em prol da causa, e nós, todos os anos articulamos com os municípios para executarem as ações”, destacou Maria Inês Marques, referência em Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SRS Uberlândia.

Desde o início do mês os municípios da região estão promovendo ações similares. “Neste ano, além de apoiar e orientar o trabalho conjunto da saúde com a educação por meio do Programa Saúde na Escola, vamos elaborar um material regional de divulgação das ações”, pontuou a coordenadora da Atenção Primária à Saúde da Regional Uberlândia, Celena Araújo Martins de Resende.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as violências e os acidentes  são responsáveis por cerca de 9% da mortalidade global, e a maior proporção dos acidentados de transporte terrestre é do sexo masculino, adulto jovem e residente em área urbana. Na região do Triângulo Norte não é diferente. Em 2018, 230 pessoas perderam a vida em acidentes terrestres, sendo 195 homens e 45 mulheres. No mesmo período foram registradas 1784 internações oriundas de acidentes de trânsito, sendo 64% em pacientes que estavam em motocicletas.

Programa na Pista Certa

A iniciativa é de uma instituição sem fins lucrativos que é direcionada a crianças de 05 a 09 anos, que participam de experiências lúdicas e pedagógicas realizadas em um espaço cenográfico de 600 m² com estrutura modular e itinerante.

Nessas atividades, os pequenos participantes aprendem brincando a importância da sinalização viária, das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que fazem parte da sociedade.

O atendimento da carreta ficará em Uberlândia até a próximo sábado, 01/06, e a expectativa é orientar 1,5 mil estudantes da rede estadual e municipal de ensino.

Para mais informações sobre o Maio Amarelo, acesse www.saude.mg.gov.br/vidanotransito

Por Lilian Cunha