A Regional de Saúde de Pedra Azul cumpriu nesta terça-feira, dia 28/05, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde na 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, que é a imunização de pelo menos 90% do público prioritário. De acordo com os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), a Regional de Pedra Azul imunizou até o momento 88.628 pessoas (93,62%), sendo 40.022 idosos (95,84%), 25.099 crianças (86,30%) de seis meses a menores de seis anos, 4.323 trabalhadores de saúde (88,40%), 2.637 gestantes (96,52%) e 622 puérperas (139,46%) que são as mulheres que tiveram filhos até 45 dias após o parto.

Também receberam a dose da vacina 4.641 professores (102,65%) de escolas públicas e privadas, 14.721 pessoas (96,69%) portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; além de 739 doses aplicadas na população privada de liberdade, 206 doses nos funcionários do sistema prisional e 124 doses em policiais, bombeiros e membros ativos das forças armadas. A região não conta com população indígena, que também faz parte do público da campanha. Esse é o 11º ano consecutivo que a Regional de Pedra Azul consegue cumprir a meta da campanha, que segue até a próxima sexta-feira, dia 31/05.

Dos 25 municípios da região, 18 cumpriram a meta até o momento. São eles: Águas Vermelhas, Almenara, Bandeira, Cachoeira de Pajeú, Comercinho, Divisa Alegre, Divisópolis, Felisburgo, Itaobim, Itinga, Mata Verde, Medina, Palmópolis, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto. Em Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Monte Formoso, Rio do Prado e Rubim mais de 80% do público receberam a dose de vacina. Em Jordânia o percentual da população imunizada ainda é de 74,07%.

Crédito: Allan Campos

A coordenadora de imunização da Regional de Pedra Azul, Stefane Cardoso, destacou que a importância da população comparecer aos locais de vacinação. “O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza. Para tanto, é importante que a população seja vacinada, de modo que tenhamos homogeneidade de cobertura vacinal em todos os grupos prioritários. Restam três dias para o fim da campanha, porém, ainda não obtivemos 90% de cobertura vacinal para os grupos prioritários de crianças de seis meses a menores de seis anos e de profissionais de saúde. É importante que todos se sensibilizem e procurem a unidade de saúde mais próxima para serem imunizados. Assim, teremos proteção adequada para todos os grupos da campanha”, salientou.

Por Allan Campos