Entre os dias 22 e 23 de maio, a Regional de Saúde de Varginha realizou, no laboratório de Informática da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), reunião de alinhamento a respeito da Vigilância da Água para consumo humano. A reunião contou com a participação de coordenadores e referências municipais em vigilância epidemiológica e digitadores do SISAGUA, sistema de dados do Ministério da Saúde que armazena informações sobre os sistemas de abastecimento de água para consumo humano.

DSC00909

Durante a reunião, Monique Borsato, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Varginha, explanou sobre a Portaria de Consolidação, nº 5 de setembro de 2017, que dispõe sobre o Controle e a Vigilância da Qualidade da Água para consumo humano e seu padrão de potabilidade - bem como as competências dos municípios e dos prestadores de serviço, conforme os artigos 12 e 13.

Também foi feita a demonstração do passo a passo do preenchimento no sistema, quando as referências municipais e digitadores do SISAGUA puderam fazer a digitação e correção dos dados para obtenção de estratégias de melhoria. “É muito importante que os dados sejam lançados corretamente, pois relata a real situação do município. No caso de inconsistências, por exemplo, é preciso entender o laudo para as devidas correções”, explica Monique Borsato.

Por Mariana Ribeiro

Enviar para impressão