No ano em que o Estado de Minas Gerais comemora 10 anos da Política Estadual de Práticas Integrativas Complementares (Pics), a Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-div) particou Ontem (27/5), na Câmara de Vereadores de Divinópolis, do 1º Seminário sobre as Pics, promovido pela Coordenação dos cursos da área da Saúde da Universidade UNA-(Unidade Divinópolis).

A referência das Pics da SRS-div, Cecília Godoi, abordou que a política existe no cenário brasileiro há 15 anos e começou com cinco práticas. Hoje, são 30 Pics reconhecidas pelo Estado de Minas Gerais. Na região Ampliada Oeste, há municípios que ofertam Lian Gong, Acunpultura, massoterapia, Terapia Comunitária Integrativa (TCI), Dança Circular, reflexologia, auriculoterapia. A referência também destacou que no ano passado, a Regional de Saúde de Divinópolis ofertou aos municípios oficinas de Dança Circular, reflexologia podal e Shantala. “O SUS é grandioso. Precisamos mostrar que ele oferece este serviço à população. Precisamos ter informação, dados concretos, ter evidências científicas que mostrem os benefícios e os impactos na melhoria da qualidade de vida das pessoas, nos locais em que as Pics têm adesão da gestão municipal. Para isso, registramos estas informações no FormSus e no E-SUS”, destacou a refência Regional das Pics.

Logo em seguida, os participantes do Seminário participaram de uma palestra ministrada pela professora titular da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carla Holandino, sobre a história da homeopatia como ciência e as suas evidências como função terapêutica para tratamento de diversas doenças, entre elas o câncer. “Nosso desafio como pesquisadores é evidenciar por meio de pesquisas que a homeopatia tem funções terapêuticas. Isto é importante, pois a homeopatia surgiu a partir de uma publicação científica muito sólida, escrita há 206 anos pelo médico alemão Cristiano Frederico Samuel Hahnemann”, expicou a professora.

Seminário Pics
A Coordenadora dos cursos da área da Saúde da Una, Fernanda Maria Francischetto da Rocha Amaral, ressaltou que as Pics oferecem outra perpectiva de se pensar a assistência ao usuário. “Vocês que se dispuseram a vir a este seminário terão um diferencial, pois a formação não se dá ao término da faculdade, mas durante o curso, desde o primeiro dia de aula”, frisou a Coordenadora.

Pics

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) fazem parte da Medicina Tradicional e Complementar. Elas estão focadas na qualidade de vida e são utilizadas tanto para tratar doenças, especialmente as crônicas quanto para atuarem na promoção à saúde, se alinhadas com as diretrizes de saúde da OMS de que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Por Willian Pacheco

Enviar para impressão