Foi realizado, entre os dias 20 e 24 de maio pela Secretaria Estadual de Saúde, com apoio da Regional de Saúde de Manhumirim, o Curso Básico de Boas Práticas de Dispensação e Manipulação Medicamentos. O curso tem objetivo de apoiar as Unidades Regionais na capacitação das equipes de Vigilância Sanitária dos municípios. Com público médio de 60 pessoas, o evento ocorreu no Auditório da GRS Manhumirim.

O objetivo da capacitação foi alinhar os conhecimentos, sobretudo as noções de boas práticas aplicáveis a drogarias e farmácias de manipulação. De acordo com coordenadora de vigilância em saúde Enilma de Andrade participaram profissionais das regionais de Coronel Fabriciano, Ubá, Governador Valadares e Ponte Nova.

“Sabemos da importância desse tipo de capacitação e por essa razão apoiamos de forma integral, já que se trata de uma o oportunidade para que todos os profissionais tenham condições de realizar as inspeções de acordo com as normas regulamentares”, frisou a coordenadora.

Créditos: Antonio Rodrigues Nogueira

De acordo com o diretor da GRS Manhumirim, Juliano Estanislau Lacerda, o curso vem apoiar as regionais no treinamento e oferecer conhecimento da legislação aos fiscais e profissionais de vigilância.

“É fundamental esse conhecimento técnico referente ao estabelecimento que será inspecionado, bem como conhecer todos os procedimentos operacionais para emissão de relatórios de inspeção, notificações dentre outros documentos importantes”, destacou o diretor que aproveitou a oportunidade para agradecer aos gestores municipais por oferece o curso aos profissionais.

O diretor da Diretoria de Vigilância em Medicamentos e Congêneres (DVMC), Alessandro de Souza, destacou na abertura do curso a importância das trocas de experiências das diferentes realidades.

“Estamos atuando em diferentes regiões e essa troca de experiências e vivencias fortalece todo conjunto. Toda equipe está empenhada para oferecer todas as informações pertinentes para que todos saiam daqui ao final do curso com o máximo de conhecimento possível”, destacou.

Para o fiscal sanitário Fabrício de Sousa, do município de Espera Feliz, a iniciativa da SES em capacitar os profissionais é muito bem vinda. “Tivemos esclarecimentos sobre legislação e a atuação dos fiscais. Vejo como positivo participar desse curso”, detalhou.

Fizeram parte da equipe de facilitadores Ailton Robson Coelho Miranda da DVMC, Patrícia Maria de Faria, Especialista em Políticas Públicas e Gestão da Saúde e Fabrício de Miranda, Farmacêutico e assessor da DVMC.

Por Antonio Rodrigues Nogueira