A Regional de Saúde de Governador Valadares promoveu nesta quarta-feira, (22/05) em seu auditório, Reunião de Atualização em Assistência Farmacêutica, com a participação de farmacêuticos municipais, coordenadores de atenção primária à saúde e alguns gestores dos 51 municípios de sua área de abrangência.

Crédito: Frederico Bussinger

“Nosso objetivo foi promover uma reunião técnica de alinhamento de conceitos e ações dentro da Política Nacional e Estadual de Assistência Farmacêutica e para isso trabalhamos dentro dos três eixos que são os medicamentos do Componente Especializado, Básico e Estratégico. Além disso, focamos também no Programa Estadual Farmácia de Minas, no Qualifar-SUS, que é um programa federal e no Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (SIGAF) ”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional, Maria-Luiza Martins da Silva.

A coordenadora acrescentou também que “procurou demonstrar a importância de os municípios utilizarem o sistema de forma integral para geração de informações que possibilitem que eles tenham dados fidedignos e, portanto, uma tomada de decisão mais assertiva”, destacou.

Para o farmacêutico do município de Capitão Andrade , Wanderson da Silva Botelho, o evento veio em um momento estragégico. “Como tivemos muita troca de profissionais em nossa região, a reuniao está sendo proveitosa para alinhamento de informações e troca de experiência com os colegas que já estão há muito tempo na rede”, finalizou.

Por Frederico Bussinger