Nesta terça-feira (21/05), na Regional de Saúde de Ituiutaba, foi realizada uma reunião de alinhamento de fluxos e esclarecimentos quanto à programação e distribuição de medicamentos. O objetivo foi ressaltar a importância da montagem dos processos de distribuição e autorização para a retirada de medicamentos nas farmácias dos municípios e o acompanhamento farmacoterapêutico.

20190521 095437

Estavam presentes os profissionais farmacêuticos dos municípios de Capinópolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Gurinhatã, Ipiaçú, Ituiutaba e Santa Vitória. A coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Ituiutaba, Gislaine Siqueira, também participou do evento e ponderou a importância da realização de encontros como esse. “Essa reunião deve acontecer com maior frequência para a interação e troca de experiências entre os municípios e a valorização da Assistência Farmacêutica”, frisou a coordenadora. Sendo assim, ficou acertado que a cada 90 dias o NASF da GRS de Ituiutaba irá promover um encontro com os NAFs municipais para futuras discussões e orientações.

Na ocasião, foram também esclarecidas dúvidas sobre os indicadores e validação de resultados, incentivando os municípios que não alcançaram as metas para o último quadrimestre. Foram também pontuadas a melhor forma e possibilidades para que esses indicadores possam ser atingidos. Os farmacêuticos dos municípios sugeriram a realização do Congresso Mineiro de Farmácia, em Belo Horizonte, em 2019.

Sabendo da importância da Assistência Farmacêutica, que é a ponte de distribuição de medicamentos de alto custo para uso contínuo no caso de doenças crônicas, a farmacêutica Cássia Betânia, do município de Capinópolis, reforçou a importância do evento. “Esse encontro regional com os municípios possibilita a troca de experiências e alinhamento de fluxos para melhor atender as demandas dos pacientes”, disse a farmacêutica.

Por Elizeth Adad