Uma equipe da Regional de Saúde de Teófilo Otoni realizou, entre os dias 7 e 17 de maio, uma Força Tarefa contra a dengue, em Itambacuri, interior de Minas Gerais.

De acordo com Augusto Bernardo do Monte, Referência Técnica em Mobilização Social da Regional, o município foi estrategicamente escolhido, em decorrência da grande incidência dos casos de dengue na cidade. “Do início do ano até o presente momento foram notificados 208 casos suspeitos da doença”, afirma.

Créditos: Déborah Ramos Goecking

Agentes de saúde da Regional, juntamente a agentes comunitários e de endemias do município, inspecionaram 387 residências e encontraram 929 depósitos de água parada, sendo que 55 deles estavam com larvas que, após serem analisadas, apresentaram resultados positivos do Aedes aegypti e Aedes albopictus.

O grupo se reuniu com o gestor municipal de saúde, e também com os coordenadores municipais de epidemiologia e de vigilância em saúde, e repassou a situação do município com o objetivo de alinhar condutas de ação de enfrentamento ao mosquito. A população, por sua vez, foi orientada sobre as práticas de como evitar o aparecimento de novos casos no município. “O próximo passo agora é recolher os objetos identificados como criadouros nas residências inspecionadas”, afirma Augusto.

Clique aqui e saiba mais sobre a situação da dengue em Minas Gerais.

Por Déborah Ramos Goecking