A Regional de Saúde de Teófilo Otoni promoveu, entre os dias 22 e 25/04, ações de mobilização social contra as meningites nas escolas de 8 dos 32 municípios que fazem parte da regional. As atividades foram em decorrência do Dia Mundial de Enfrentamento à Meningite, celebrado nessa quarta-feira (24/4). As cidades que aderiram à mobilização foram Teófilo Otoni, Padre Paraíso, Bertópolis, Caraí, Nanuque, Itambacuri, Novo Cruzeiro e Malacacheta.

Segundo a coordenadora de Imunização da regional, Ana Elizabeth Coelho, as atividades de mobilização não são só sobre a campanha de vacinação, mas, também, sobre mobilização social relacionada a doença. É um movimento nacional, em que cada município elabora sua estratégia de ação, onde a maioria opta por vacinar os escolares. “A grande dificuldade encontrada por parte das equipes de saúde é a escola não permitir a vacinação desses alunos sem a presença dos pais. É importante que a comunidade se conscientize de que a vacina é necessária e se não podemos chegar à escola e vacinar a criança sem autorização dos pais é preciso orientá-los a levarem seus filhos na unidade de saúde para vacinar”, declara.

Crédito: Débora Ramos Goecking

Em Teófilo Otoni, o Núcleo de Epidemiologia da Regional de Saúde, juntamente com o Núcleo de Atenção Básica municipal, mobilizaram os alunos da Escola Estadual Deputado Geraldo Landi, nessa quinta-feira (25/04). Uma equipe de saúde do município palestrou sobre a doença e realizou a vacinação da Meningocócica C, em adolescentes de 11 a 14 anos de idade. De acordo com a vice-diretora da escola, Darlene Silva, essa ação é muito importante, pois “difunde informações sobre a doença e mostra a real necessidade desses adolescentes tomarem a vacina. É essencial que mais ações como essas aconteçam”, declara.

Meningite

A doença é caracterizada por um processo inflamatório nas membranas (meninges) que envolvem o cérebro e a medula espinhal, pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As notificações são mais recorrentes no outono e no inverno, podendo aparecer em outras épocas do ano. É uma doença grave, que pode deixar sequelas. Por isso a importância da vacina na idade certa e nas doses adequadas. “A criança só estará imune se ela tomar todas as doses que são recomendáveis, na data e idade certas. A vacina Meningo C é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), às crianças menores de cinco anos, 11 meses e 29 dias e adolescente de 11 a 14 anos de idade”, finaliza Ana Elizabeth.

Por Débora Ramos Goecking