A Regional de Saúde de Pirapora realizou entre os dias 15 de março a 12 de abril a etapa municipal das Conferências de Saúde nos municípios Santa Fé de Minas, Várzea da Palma, Ponto Chique, Lassance, Ibiaí, Pirapora e Buritizeiro. Com o tema principal “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento os municípios da Microrregião de Pirapora, o evento faz parte dos preparativos regionais para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Segundo Adriana Katia Emiliano Souza, coordenadora de Gestão Regional da Regional de Saúde, houve um esforço conjunto de todos os coordenadores, técnicos regionais de Saúde e da diretoria para pensar as propostas regionais para o Sistema Único de Saúde.

“Essa etapa da 16ª Conferência Nacional de Saúde chega em um momento importante para consolidação do princípios do SUS e o seu fortalecimento, quando se comemora seus 30 anos de conquista. Foram momentos grandiosos de discussões, debates e inclusão social com ampla participação dos usuários, equipes de governo e trabalhadores da saúde”, disse a coordenadora.

As etapas da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), segundo documento Orientador vem reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade, com base em políticas públicas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

Avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde local, regional, e nacional para construção das diretrizes do Plano Plurianual - PPA e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, no contexto dos 30 anos do SUS é fundamental para atender a demanda da população.

Por Regional de Saúde Pirapora