Com o objetivo de planejar as ações de mobilização do Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, que estabelece que o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação, a Regional de Saúde de Juiz de Fora, realizou nessa quarta-feira (17/04), reunião entre os Núcleos de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST), Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) e representantes da Regional de Educação de Juiz de Fora, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Segundo a referência técnica do NUVEAST, Ana Amélia D. S. Pereira, ”as ações intersetoriais juntamente com a ampliação de parcerias, são primordiais para diagnóstico situacional e intervenções oportunas frente ao grande problema de Saúde Pública causado pelos acidentes de trânsito”, disse.

A mobilização das ações regionais, em alusão ao Maio Amarelo, teve início com a Videoconferência realizada no dia 04/04/19, na Regional de Educação, pela coordenadoria de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CDANT-SES-MG) e parceiros estratégicos. Dando continuidade as ações, a Regional de Saúde participou da Reunião da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (COMSET), realizada no dia 08/04/19, na qual foi definido o planejamento para o município de Juiz de Fora, em parceria com Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRA).

Por Adriana Mendes