Teve início nessa terça-feira (09/04), o encontro de Promoção à Saúde realizado pela Regional de Saúde de Uberlândia, por meio do Núcleo de Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica.

Promovido juntamente os técnicos municipais de Atenção Básica, incluindo o Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF), o evento que segue até esta quarta-feira (10/04) tem como objetivo a troca de experiências exitosas durante a Semana Mundial da Atividade Física com foco na Saúde da Mulher: movimente-se a qualquer hora.

Crédito: Lilian Cunha

Os municípios já trabalham com ações de Promoção à Saúde, inclusive para o cumprimento de indicadores da Política Estadual de Promoção à Saúde (POEPS). Celena Araújo Martins de Resende, coordenadora da Atenção Primária à Saúde da Regional de Uberlândia, reafirmou os eixos de atuação da POEPS, e que, para 2019, é importante estar atrelados à saúde da mulher, atendendo ao público de 18 a 50 anos. “Há diversas temáticas a serem desenvolvidas considerando a atividade física e práticas corporais, alimentação saudável e adequada e o enfrentamento ao uso do tabaco, álcool e outras drogas’.

As atividades da promoção à saúde não são desenvolvidas unicamente pela Secretaria Municipal de Saúde, e os profissionais desta pasta precisam trabalhar de forma integrada com outros setores. É o que acontece em Monte Alegre de Minas, em que a Saúde busca atuar de forma articulada com a Secretaria de Ação Social, Esporte e Lazer e a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo. “Temos a academia da saúde, aulas de alongamento, caminhada, musculação, hidroginástica, karatê, dança, zumba e capoeira. A pessoa precisa estar incluída amplamente no processo, como por exemplo: uma criança que chega para o atendimento com a psicóloga do NASF pode ser encaminhada também para as aulas de futebol para diminuir a ansiedade”, citou a enfermeira sanitarista do NASF de Monte Alegre de Minas, Ana Lívia Bitencourt.

Cada comunidade tem suas características e necessidades, e é a partir daí que as ações de promoção em saúde devem ser planejadas, monitoradas e avaliadas. Uma boa experiência é no município de Indianópolis, onde recentemente, a equipe da regional de saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde realizou um estudo para buscar diminuir os encaminhados de consultas especializadas em ortopedia que seriam por meio do Tratamento Fora do Domicílio. A Atenção Básica reorganizou o fluxo de trabalho e começou a encaminhar os pacientes para uma avaliação com a fisioterapeuta no NASF. “Diversos casos ficaram apenas na Atenção Primária e estão sendo resolvidos com exercícios e, a partir de hoje, vou levar a experiência do município de Uberlândia, para que o educador físico trabalhe mais em conjunto comigo para atender estes pacientes”, destacou Maria José de Souza Lima, fisioterapeuta do NASF de Indianópolis.

Durante o encontro foram esclarecidas as dúvidas de como preencher o formulário das ações de promoção à saúde no sistema federal e a forma de envio do relatório para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, além da divulgação das ações no Boletim Mensal de Educação em Saúde do Triângulo Norte.

Acesse aqui a apresentação do encontro

Veja o Boletim de Educação em Saúde do Triângulo Norte - Março

Por Lilian Cunha